Festas da Rainha Santa Isabel

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Festas da Rainha Santa Isabel

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/CRSI/CIM/CRSI/011

Tipo de título

original

Título

Festas da Rainha Santa Isabel

Datas de produção

1956  a  1992 

Âmbito e conteúdo

Engloba toda a documentação, em original ou cópia, respeitante à organização, planeamento e realização das festas religiosas em honra da Rainha Santa Isabel, nomeadamente: correspondência expedida e recebida, organização das procissões, circulares marcando reuniões, pedidos de apoio a várias entidades, programas oficiais das festas religiosas, contratação de filarmónicas, convites feitos a diversas individualidades civis, militares e religiosas para incorporar as procissões, pedidos para a imagem da Rainha Santa Isabel ficar exposta na igreja da Graça ou na igreja do Carmo, discussão sobre o percurso das procissões e a mudança ou não de itinerário, pedidos à Fábrica Triunfo de oferta das bolachas “Rainha Santa” para os anjinhos e à Central de Cervejas de oferta de cerveja para os homens que transportam o andor, a articulação das festas religiosas com a festas civis e a participação de um membro da Confraria na Comissão de Festas da Cidade e da Rainha Santa, relações dos irmãos que têm a função de carregar o andor, de levar as lanternas do palio ou do andor, etc.Inclui também cartazes e folhetos com o programa das festas religiosas de 1968, de 1970, de 1972, de 1974 e de 1978 (dossier 1).

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação. Detectámos vincos de dobragem, rasgões, oxidação.

Instrumentos de pesquisa

Sumários da documentação avulsa Festas da Rainha Santa Isabel (2011)

Existência e localização de cópias

A série Copiador de Correspondência regista, em cópia, os ofícios enviados pela Confraria da Rainha Santa Isabel entre 1876 e 1944.

Unidades de descrição relacionadas

Na série Copiador de Correspondência encontramos o ofício enviado que informa da abertura de uma subscrição para auxiliar nas despesas da realização das festas da Rainha Santa, seguido da lista de senhoras a quem foi remetido o referido ofício (liv.3 – fl.74v.-76v.); e o ante-projecto do programa das festas nacionais da Rainha Santa Isabel, comemorando o 6º centenário da sua morte no dia 4 de Julho – 1336-1936 (liv.3 – fl.136v.-139v.), Arquivo Histórico Municipal de Coimbra. Comissão Municipal de Turismo (F) – Turismo (SC) – Comissão de Festas da Rainha Santa (SSC).Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco de Coimbra (F). A Correspondência recebida (SR) inclui diversas cartas de convite à Ordem para acompanhamentos de procissões, com particular relevância a procissão da Rainha Santa Isabel, existindo mesmo uma pasta apenas com os pedidos da Confraria da Rainha Santa Isabel, feitos entre 1972 e 1976, para que a imagem da Santa fosse recebida na igreja do Carmo.

Notas

Título formal. É desta forma que aparece designada esta série de documentos pela entidade produtora e era esta a designação inscrita nas pastas onde a documentação se encontrava acondicionada.

Data de publicação

13/05/2021 18:01:17