Inventários

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Inventários

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/CRSI/CIM/CRSI/014

Tipo de título

original

Título

Inventários

Datas de produção

1930  a  2004 

Âmbito e conteúdo

Inclui o inventário artístico do convento de Santa Clara-a-Nova (revisto e actualizado em 1961, onde se dá conta dos vários objectos existentes no referido convento, estando descritos com a indicação da sua simbologia, dimensões, data e notas (pt.1).Engloba ainda o inventário dos bens móveis e imóveis pertencentes à Confraria da Rainha Santa Isabel, a fim de mais facilmente se detectar o seu património, e deste a sua origem, localização e preço de compra. Regista as participações na subscrição do capital social da TVI e da Livraria Cultura e Fé, as alfaias e objectos de culto, os móveis e outros materiais, e as despesas com obras e reparações (liv.1).Engloba igualmente os inventários do material existente no armazém da Confraria da Rainha Santa Isabel, especificamente as quantidades e preços dos artigos que vão depois para venda no Recordatório.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação. A primeira folha do inventário de 1961 apresenta manchas de oxidação devido à parte metálica da pasta onde estava guardado.

Existência e localização de originais

Há indicação, em acta da sessão de 22 de Maio de 1885, que a Irmandade fez um inventário das alfaias e objectos que possuía no ano de 1877 e que o entregou à Administração do Concelho (Actas e Eleições, liv.1 – fl.113).

Unidades de descrição relacionadas

Na série Actas e Eleições ficamos a saber que após a tomada de posse da nova Mesa, em 17 de Julho de 1881, Maria do Nascimento Freitas, viúva do tesoureiro Domingos António de Freitas, prestou contas do que tinha em seu poder, tanto em dinheiro como em alfaias (liv.1, fl.106v.) e que no auto de posse da nova Mesa, em 23 de Março de 1890, foram entregues pelos membros da antiga mesa todos os bens, alfaias e mais valores aos da nova mesa (liv.1, fl.124v.-125v.).AUC Repartição da Junta da Fazenda (F). Inventário das imagens, alfaias e mais objectos encontrados no suprimido Convento de Santa Clara (UI) e Relação dos objectos existentes no suprimido convento de Santa Clara entregues, por depósito, à Real Confraria da Rainha Santa Isabel, 1898-1902 (UI).AUC Mosteiro de Santa Clara (F). Inventários dos ornamentos das igrejas (SR).

Notas

Título atribuído.Nota ao Título: “Termo de abertura. Servirá este livro para nele se registarem os bens móveis e imóveis pertencentes à Confraria da Rainha Santa Isabel, Coimbra, afim de mais facilmente se detectar o seu património, e deste a sua origem, localização e preço de compra. Faz parte integrante deste património o Inventário Artístico do Convento de Santa Clara a Nova revisto e actualizado em 1961, cujos livros se encontram em arquivo. Por comodidade começa este livro por ocasião da participação na subscrição do capital da TVI Televisão Independente SA, visto ter sido facto saliente e registará os vários instrumentos feitos – alfaias e objectos de culto, obras, móveis, participações financeiras, etc. – que mereçam ser aqui anotados, a partir da já referida data de 1961. Coimbra, 02 de Abril de 1995.”

Data de publicação

13/05/2021 18:03:01