Associação de Desportos de Coimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Associação de Desportos de Coimbra

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/ASS/ADCBR

Tipo de título

Formal

Título

Associação de Desportos de Coimbra

Datas de produção

1941-04-24  a  1986-11-10 

Dimensão e suporte

270 U.I. (26 liv., 244 pt.); papel.

Extensões

26 Livros
244 Pastas

Entidade detentora

Arquivo da Univerisdade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Confederação de Desportos de Coimbra foi fundada a 24 de abril de 1941 com a finalidade de apoiar as atividades desportivas – do ponto de vista administrativo, técnico e financeiro - das modalidades ditas “pobres”. A publicação do Decreto n.º 32 946 de 3 de agosto de 1943, com o Regulamento da Direção-Geral da Educação Física, Desporto e Saúde Escolar determina, no seu Artigo 21º, “que os clubes desportivos podem agrupar-se em associações” e as modalidades em Federações que terão de ter a sua sede em Lisboa com jurisdição nacional. Ora, perante o exposto, a 24 de novembro de 1943, a Confederação de Desportos de Coimbra reuniu em Assembleia Geral Extraordinária onde ficou determinada a nova designação - Associação dos Desportos de Coimbra - assim tendo sido designada até à sua extinção c. a. 1989.

História custodial e arquivística

A documentação foi incorporada no AUC em 1986, na sequência de pedido de transferência, datado de 27/1/1987, dirigido ao Diretor desta Instituição.

Âmbito e conteúdo

Documentação produzida, recebida e acumulada no âmbito das funções estatutárias dos diversos órgãos, das atividades de gestão financeira da Associação, da participação e organização de torneios, das relações com as confederações que tutelam as diversas modalidades, do licenciamento e avaliação do estado físico dos atletas e da inscrição e cotizações dos sócios.

Sistema de organização

Foi adotado o critério de classificação orgânico-funcional, reconstituído a partir dos estatutos da entidade produtora. A ordenação dos órgãos, secções e subsecções é alfabética, bem como a das séries e subséries. A ordenação dentro de cada série respeita a ordem original. Assim, dependendo da tipologia documental, encontramos os seguintes critérios: cronológico, alfabético e numérico.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário, recenseamento e estudo orgânico-funcional, em linha, disponível em: http://www.uc.pt/auc/fundos/ficheiros/AssociacaoDesportosCoimbra.

Notas de publicação

Referência bibliográficaGUEDES, Gracinda Maria Ferreira (2007) – Associação de desportos de Coimbra: Estudo ôrganico-funcional. In Boletim de arquivo da Universidade de Coimbra. Vol. XXIII-XXIV.

Data de publicação

14/05/2021 08:55:52