Federação Nacional dos Produtores de Trigo

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Federação Nacional dos Produtores de Trigo

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/ASS/FNPT

Tipo de título

Atribuído

Título

Federação Nacional dos Produtores de Trigo

Datas de produção

1954  a  1980-01-03 

Dimensão e suporte

127 u. i.; papel

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

A Federação Nacional dos Produtores de Trigo (FNPT) foi criada pelo Decreto-Lei n.º 21300, de 28 de maio de 1932, organizada, depois, pelos Decretos n.º 22871 e 22872, ambos de 24 de julho de 1933, e reorganizada pelo Decreto-Lei n.º 24949, de 10 de janeiro de 1935. Direcionada para a produção de trigo, a promoção da armazenagem, a beneficiação, a estabilização e warrantagem do trigo, a Federação comprava, conservava e vendia o trigo produzido em Portugal. Participou no aperfeiçoamento das culturas, na seleção mecânica de sementes, em estudos económicos, no recenseamento dos produtores, na liquidação de financiamentos. A FNPT desenvolveu um papel muito importante na dotação e regularização, quase por todo o país, de estruturas de armazenamento e calibragem de cereais. Foi extinta em 1972 pelo Decreto-Lei n.º 427/72, de 31 de outubro, tendo as suas atribuições, competências, ativos, passivos, serviços e pessoal sido incorporados no Instituto dos Cereais.

Âmbito e conteúdo

A documentação contém, entre outra, pagamentos e recebimentos, correspondência, movimentos de cereais, registos de créditos e de débitos, manifestos para produção de trigo, registo de aquisição de cereal nacional, notas de serviço, etc.

Sistema de organização

Organização por séries com ordenação cronológica. Documentação não tratada arquivisticamente.

Condições de acesso

Esta documentação, porque está depositada no Arquivo Automático da Universidade de Coimbra, tem que ser requisitada ao AUC com antecedência mínima de 15 dias antes da consulta.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Recenseamento

Data de publicação

16/05/2021 18:49:51