Fragmentos de Códices em Pergaminho

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fragmentos de Códices em Pergaminho

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Coleção   Coleção

Código de referência

PT/AUC/COL/FCP

Tipo de título

Atribuído

Título

Fragmentos de Códices em Pergaminho

Datas de produção

1000  a  1500 

Dimensão e suporte

83 doc.; pergaminho

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História custodial e arquivística

Os fragmentos de códices, em pergaminho, foram agrupados em momentos diversos, como resultado de decisões internas no Arquivo da Universidade de Coimbra, semelhantes a uma prática corrente em muitas outras instituições. Deve-se ao P.e Doutor Avelino de Jesus da Costa a formação inicial desta coleção, na década de 40. Estes fragmentos, formados por fólios e bifólios de códices, tinham sido aproveitados para capas de encadernação de volumes, dos mais diversos fundos documentais, nomeadamente Hospital Real de Coimbra, Hospital de São Lázaro, Cabido da Sé de Coimbra, etc. Não é conhecida a proveniência de todos os fragmentos, por não ter ficado registada essa informação.

Âmbito e conteúdo

Inclui fragmentos de códices litúrgicos, grande parte com notação musical, podendo citar-se antifonários, breviários, graduais, saltérios, missais e lecionários, originários dos séculos XI a XV.Inclui também fragmentos das «Partidas» de D. Afonso X, o Sábio, rei de Leão e Castela.Inclui ainda fragmentos de códices com texto em francês, cuja origem pode ser atribuída ao comérico de códices desmembrados, por parte de livreiros franceses a residir em Coimbra. Engloba um dos mais antigos documentos com notação musical toledana, século X, proveniente de um códice litúrgico de letra visigótica. Este fragmento foi utilizado como folha de guarda de um missal medieval da Sé de Coimbra (cota AUC-V-cofre-n.º 42).

Sistema de organização

Ordenação sequencial, de acordo com a numeração atribuída aos fragmentos.

Instrumentos de pesquisa

Queirós, Abílio – «Fragmentos de pergaminhos litúrgico-musicais. Inventário Geral. 1.ª parte».Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra , 13-14 (1993-1994), p. 325-348.Queirós, Abílio – «Inventário dos fragmentos litúrgico-musicais existentes no A.U.C. (2.ª parte)».Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra , 15-16 (1995-1996), p. 517-547.

Data de publicação

14/05/2021 17:30:58