Liceu Nacional de Coimbra
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AUC/ELU/LNC
Tipo de título
Formal
Título
Liceu Nacional de Coimbra
Datas de produção
1839
a
1871
Dimensão e suporte
21 u. i. (16 liv. ; 5 cx.); papel
Entidade detentora
Arquivo da Universidade de Coimbra
História administrativa/biográfica/familiar
A criação do Liceu Nacional de Coimbra teve lugar com a reforma da instrução pública, operada com o Decreto de Passos Manuel, de 11 de novembro de 1836, baseada em planos elaborados por Almeida Garrett e José Alexandre de Campos, pelo qual se propunha a criação de liceus em todas as capitais de província e dois em Lisboa. Em 1839, com o Decreto de 18 de novembro, determina-se a sua instalação no edifício do Colégio das Artes (art.º 3). No mesmo diploma ficou registado que as cadeiras do Liceu Nacional de Coimbra cujas matérias fossem leccionadas na Universidade seriam supridas pelas cadiras análogas da Universidade (art.º 1).Viria a ser transferido, em 1871, para o edificio do extinto Colégio de S. Bento que sofrera obras de apdaptação para ali poder ser instalado o Liceu. Neste edifício houve um incêndio, em 1876, do qual resultou a perda de algum espólio.Até 1880, a vida do Liceu de Coimbra caminhou a par da vida da Universidade, até por o seu reitor ser o mesmo. As decisões sobre disciplina académica, sobre obras adoptadas, etc., eram tomadas por um conselho (orgão colegial) presidido pelo reitor.Em 1880, perdeu a sua estreita ligação à Universidade. Desde 1914 passou a designar-se Liceu José Falcão. Só em 1936 sairá do edifício do extinto Colégio de S. Bento que partilhava, desde 1928, com o Liceu Dr. Júlio Henriques, passando para edifício próprio, inaugurado nesse mesmo ano, na que é hoje Av Afonso Henriques. Recebeu espólio documental e material dos extintos Colégio das Artes e do Colégio de S. Bento, em cujos edifícios esteve instalado.Possuía valiosa biblioteca formada por livro antigo, proveniente do Colégio das Artes e do Colégio de S. Bento.Originalmente, até cerca de 1846, podemos ainda encontrar a designação de «Liceu Nacional no Colégio das Artes». Recebeu também a designação de Liceu de Coimbra.
Âmbito e conteúdo
Inclui livros de registo do serviço dos professores (com indicação do nome dos professores, disciplinas leccionadas e dias em que estiveram ao serviço), livros de matrículas de alunos e processos de petições de matrícula.Inseridos nos livros de matrícula podem encontrar-se folhas (de grande formato, dobradas) com a listagem de livros adoptados nas diversas disciplinas.
Sistema de organização
Organização em três séries documentais, ordenadas cronologicamente
Instrumentos de pesquisa
Inventário
Unidades de descrição relacionadas
Universidade de Coimbra (FD)
Notas
Durante algum tempo, o Liceu Nacional de Coimbra foi considerado uma secção da Universidade, pois o seu orçamento e despesas eram registados, conjuntamente, com os da Universidade. No entanto, em termos arquivísticos, ao ser tratada a documentação, foi considerado uma instituição independente.Na actual Escola Secundária José Falcão existe o espólio documental e bibliográfico do antigo Liceu Nacional de Coimbra que não se encontra no Arquivo da Universidade de Coimbra. Alguma documentação pode também ser localizada na BGUC.
Data de publicação
13/05/2021 18:36:51