Confraria dos Clérigos de Montemor-o-Velho

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Confraria dos Clérigos de Montemor-o-Velho

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/CIM/CCMM

Tipo de título

Formal

Título

Confraria dos Clérigos de Montemor-o-Velho

Datas de produção

1421  a  1447 

Dimensão e suporte

1 liv.; pergaminho

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Instituição assitencial que teve o seu hospital, fundada no século XV em Montemor-o-Velho. É provável que, inicialmente, tenha estado localizada na igreja de São Salvador, pois foi ali feito cabido em 1421, sendo escrivão da confraria Diogo Afonso, como se refere no tombo de bens. Também se reuníam na igreja de Santa Maria de Alcáçova, onde, por vezes, se celebravam as missas pelos confrades falecidos. Recebia, por confrades, clérigos e leigos (homens e mulheres) e tinha uma actividade semelhante à de outras confrarias locais, como a de Santa Maria Madalena e a de Santa Maria de Campos. Em 1495, recebeu regimento confirmado pelo rei D. Manuel. Possuía bens diversos, em Anços, Borralha e Montemor-o-Velho, sobrevivendo à custa das rendas destas propriedades e de esmolas.Terá sido extinta e anexada à Confraria e Hospital de Santa Maria de Campos, de Montemor-o-Velho, em 1501.

Âmbito e conteúdo

Inclui um tombo de bens que refere a localização das casas, vinhas, oliveiras e campos diversos, bem com o nome dos confrades que doaram estes bens, situados em Montemor, Anços e Borralha. Inclui também registos de entradas de confrades que ficaram lançados no mesmo tombo. Inclui também uma escritura de escambo, feita por Álvaro Vasques, tabelião do Infante D. Pedro, em data não determindada (por falta de suporte material na zona do texto, onde a data estava lançada, mas posterior a 1447) que ficou registada no final do mesmo volume.

Sistema de organização

Apenas uma unidade de instalação

Características físicas e requisitos técnicos

Encadernado com o «Tombo Velho» do Hospital Real de Coimbra.Em mau estado de conservação, com fungos, folhas roídas e perdas de suporte

Instrumentos de pesquisa

Recenseamento

Unidades de descrição relacionadas

Hospital Real de Coimbra (FD)

Data de publicação

13/05/2021 07:23:03