Confraria de Nossa Senhora das Neves da Franqueira
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AUC/CIM/CNSNF
Tipo de título
Formal
Título
Confraria de Nossa Senhora das Neves da Franqueira
Datas de produção
1615
a
1615
Dimensão e suporte
1 liv; papel
Entidade detentora
Arquivo da Universidade de Coimbra
História administrativa/biográfica/familiar
Instituição devocional, instituída na ermida de N.ª S.ª da Franqueira, na freguesia de Pereira, concelho de Barcelos. Tem santuário que foi edificado no Monte da Franqueira, no séc. XVI. A origem desta confraria remonta a 1558, tendo sido fundada por dois bracarenses. De acordo com a tradição, existia já na Franqueira uma ermida, mandada erguer por Egas Moniz, em sinal de agradecimento, por não se terem degladiado os apoiantes de D. Afonso Henriques, contra os de sua mãe, D. Teresa. Teve estatutos aprovados pelo arcebispo de Braga, em 1615. Recebeu também a designação de Confraria de Nossa Senhora das Neves da ermida de Nossa Senhora da Franqueira.Actualmente a confraria passou a ter a designação de Confraria de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira e sob a sua égide tem lugar, anualmente, no segundo domingo de Agosto, a peregrinação ao seu santuário que congrega milhares de fiéis devotos.
Âmbito e conteúdo
Inclui estatutos nos quais se dá a conhecer que foram os fregueses de Salvador de Pereira, Remelhe, Coural, Góios e Santa Leocádia que decidiram a fundação da confraria, dedicada a N.ª S.ª da Franqueira, em agradecimento de muitas mercês que recebiam por sua intercessão. Os estatutos foram aprovados por D. Aleixo de Morais, arcebispo de Braga, em 25 de Agosto de 1615. Retrata os nomes do confrades e o nome dos vigários de Remelhe, Coural e Pereira.
Sistema de organização
Apenas uma unidade de instalação
Instrumentos de pesquisa
Recenseamento
Unidades de descrição relacionadas
Colégio de São Paulo de Braga (FD)
Notas
Parece depreender-se que a igreja de Pereira era anexa ao Colégio de S. Paulo de Braga, da Companhia de Jesus, podendo ser esta a procedência da documentação.
Data de publicação
15/05/2021 03:56:15