Plano de classificação

Martinho da Fonseca

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Martinho da Fonseca

Detalhes do registo

Nível de descrição

Coleção   Coleção

Código de referência

PT/AUC/COL/MF

Tipo de título

Atribuído

Título

Martinho da Fonseca

Datas de produção

1476  a  1917 

Datas de acumulação

1869-1934

Dimensão e suporte

15 u. i. (cx. com 5006 dc.); papel.

Extensões

15 Caixas

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Martinho da Fonseca nasceu em Coimbra em 1869 e faleceu no ano de 1934.Este bibliófilo e bibliógrafo foi membro do Instituto de Coimbra, da Academia das Ciências de Lisboa e fundador da Sociedade de bibliófilos Barbosa Machado.Reuniu ao longo da sua vida uma notável coleção de documentos que doou ao Arquivo da Universidade de Coimbra, para que fosse preservada para sempre.Publicou várias obras sendo de realçar os “Subsídios para um dicionário de pseudónimos: iniciais e obras anónimas de escritores portugueses”.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

A coleção “Martinho da Fonseca” foi doada ao AUC, após a sua morte em 1934, pela Sr.ª D. Paulina da Fonseca, viúva do colecionador, cumprindo a vontade expressa por seu marido, de entregar a esta Instituição os documentos que havia comprado e colecionado no decorrer da sua vida.

Âmbito e conteúdo

Contém: apontamentos, correspondência, genealogias, memórias, ofícios, questionários, inventários, entre outros, de que destacamos a coleção de documentos relativos ao Arquivo da Família du Bocage.

Sistema de organização

A documentação está organizada em duas secções, a saber: uma constituída por parte do Arquivo da Família du Bocage (Barbosa du Bocage e Carlos Roma du Bocage), com 4803 documentos, e a outra uma miscelânea de documentos de diversas proveniências, com 203 documentos.

Condições de acesso

O fundo esteve inacessível ao público até 1984, por imposição do doador.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário

Notas de publicação

Referência bibliográficaCASTRO, Maria João (1999) - Guia das Coleções particulares do A.U.C. In Boletim de arquivo da Universidade de Coimbra. Vol. XIX-XX. (1999-2000)

Data de publicação

17/05/2021 02:48:19