Plano de classificação

Condes dos Arcos

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Condes dos Arcos

Detalhes do registo

Nível de descrição

Coleção   Coleção

Código de referência

PT/AUC/COL/CA

Tipo de título

Atribuído

Título

Condes dos Arcos

Datas de produção

1578  a  1823 

Datas de acumulação

1712 - 1823

Dimensão e suporte

39 u. i. (liv.); papel.

Extensões

39 Livros

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

O título de Conde dos Arcos foi instituído pelo rei Filipe II, em 1620, agraciando Luís de Lima Brito e Nogueira, que foi o 1º Conde dos Arcos. Sucederam-lhe 11 herdeiros do título até à instauração da República que determinou a cessação do sistema nobiliárquico. Esta coleção foi reunida e preservada por dois membros da família dos Condes dos Arcos, a saber: D. Marcos José de Noronha e Brito (1712-1768), 6º Conde dos Arcos, que foi governador e capitão-general de Pernambuco e Goiás e vice-rei e capitão general do Brasil; e pelo seu neto D. Marcos de Noronha e Brito (1771-1828), 8º Conde dos Arcos, que foi Governador do Pará e Rio Negro, último vice-rei do Brasil e governador-geral da Capitania da Baía.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação adquirida pelo AUC em 1971, através de verba concedida pelo Instituto de Alta Cultura.

Âmbito e conteúdo

A documentação é essencialmente produzida e acumulada pelas administrações de vários vice-reis do Brasil e governadores de capitanias, particularmente relacionada com os estados da Baía, Goiás, Maranhão-Pará e Pernambuco.Formada essencialmente por alvarás, avisos, cartas régias, correspondência, decretos, instruções, ofícios, ordens, petições, provisões, regimentos, relações, resoluções, resumos de registos, etc.

Sistema de organização

Ordenação cronológica dentro das séries documentais.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Guia das Coleções particulares do AUC; Catálogo dos diplomas Régios e outros documentos dados no Governo do Brasil (Pub.).

Notas de publicação

Referência bibliográficaCASTRO, Maria João (1999-2000) - Guia das Coleções particulares do A.U.C. In Boletim de arquivo da Universidade de Coimbra. Vol. XIX-XX.VEIGA, Raúl da Silva (1988) - Diplomas Régios e outros documentos dados no Governo do Brasil. .Catálogo do 1º e 2º livros. Coimbra. AUC.

Data de publicação

17/05/2021 01:07:19