Convento de Nossa Senhora dos Anjos de Montemor-o-Velho
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AUC/MC/CNSAMV
Tipo de título
Controlado
Título
Convento de Nossa Senhora dos Anjos de Montemor-o-Velho
Datas de produção
1474-03-19
a
1833-06-29
Datas de acumulação
1494-1833
Dimensão e suporte
8 u. i. (5 cx., 3 liv.); papel.
Extensões
4 Caixas
3 Livros
Entidade detentora
Arquivo da Universidade de Coimbra
História administrativa/biográfica/familiar
O Convento de Nossa Senhora dos Anjos de Montemor-o-Velho foi fundado em 1494, por breve do papa Alexandre IV, no local onde existia uma ermida, com a mesma veneração, da propriedade de Diogo da Azambuja. O convento pertencia aos frades da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho (Agostinhos calçados ou gracianos).Em 1833, foi extinto pelo Decreto de 9 de agosto, que determinava a extinção dos conventos, mosteiros, casas regulares e hospícios com menos de doze religiosos, passando estes a outras casam que continuassem a existir.A 4 de julho de 1834, os seus bens foram inventariados passando a pertencer à Fazenda Nacional.
Âmbito e conteúdo
Documentos que confirmam benefícios e privilégios e, também, de gestão patrimonial e financeira do convento, nomeadamente: alvarás, autos, cartas, contratos, inventários, procurações, foros, sentenças, testamentos e tombos.
Sistema de organização
O fundo foi classificado em séries documentais, de acordo com a tipologia formal dos atos administrativos. Estas encontram-se dispostas por ordem alfabética, estando as unidades de instalação ordenadas cronologicamente dentro de cada série.
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Inventário e recenseamento.
Data de publicação
13/05/2021 08:19:51