Colégio de São Paulo de Coimbra
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AUC/MC/CSPC
Tipo de título
Formal
Título
Colégio de São Paulo de Coimbra
Datas de produção
1298
a
1856
Datas de acumulação
1779 - 1834
Dimensão e suporte
3 u. i. (3 cx.); papel
Entidade detentora
Arquivo da Universidade de Coimbra
História administrativa/biográfica/familiar
O Colégio de São Paulo Eremita de Coimbra era masculino e pertencia à Ordem dos Eremitas de São Paulo, Primeiro Eremita.Foi fundado em consequência da Provisão do Desembargo do Paço, de 27 de setembro de 1779, através da qual se confirma ao reitor geral da Ordem a licença concedida por Provisão de D. João V, de 29 de outubro de 1745, para fundar um colégio universitário para religiosos da sua congregação. O edifício situava-se ao fundo da rua larga, próximo do Largo do Castelo. O seu património foi enriquecido com a herança dos bens dos suprimidos mosteiros de Santa Cruz de Rio Mourinho, de Santa Margarida do Aivado de Évora e de São Julião de Alenquer, extintos em 1823.No âmbito da "Reforma geral eclesiástica" de 1834, empreendida pelo ministro e secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, pelo Decreto de 30 de maio, foram extintos todos os colégios e, pela portaria de 27 de outubro de 1836, o colégio foi entregue à Universidade de Coimbra.
Âmbito e conteúdo
A documentação deste fundo respeita, em grande parte, à gestão financeira e patrimonial do Colégio, nomeadamente: títulos de propriedades, privilégios, alvarás, e outros relacionados com a administração de bens.
Sistema de organização
A documentação que se encontrava instalada em maços e caixas foi identificada, sumariada e organizada cronologicamente.
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Inventário.
Notas de publicação
Referência bibliográficaVASCONCELOS, António de — Escritos Vários. Reed. Manuel Augusto Rodrigues. Coimbra: A. U. C., 1987. Vol. I.
Data de publicação
13/05/2021 08:20:58