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Cartório Notarial de Coimbra - 1º cartório

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Cartório Notarial de Coimbra - 1º cartório

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/NOT/CNCBR1

Tipo de título

Atribuído

Título

Cartório Notarial de Coimbra - 1º cartório

Datas de produção

1887-11-25  a  1992-12-30 

Dimensão e suporte

2843 u. i.; papel

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Os notários deste cartório exerceram as suas funções em Coimbra. O Decreto de 23 de Dezembro de 1899, publicado no Diário do Governo de 5 de Janeiro, criou 3 lugares de notário na comarca de Coimbra, separou o notariado das escrivanias, sem supressão dos lugares de escrivão, e referia a existência de dois tabeliães privativos. O Decreto-Lei nº 1364, de 18 de Setembro de 1922, alargou o número de lugares de notário para cinco, o Decreto-Lei nº 15 304, de 2 de Abril de 1928, ampliou aquele número para sete, sendo um localizado em Condeixa-a-Nova e outro em Penacova. Com o Decreto-Lei nº 26 118, de 24 de Novembro de 1935, foram criadas as Secretarias Notariais, para os notários de uma mesma localidade passarem a exercer funções num único cartório, ficando Coimbra então com 7 lugares - 4 na sede da comarca, um de protesto de letras, 1 em Condeixa-a-Nova e 1 em Penacova. Esta situação foi alterada pelo Decreto-Lei nº 37 666, de 19 de Dezembro de 1949, que instituiu a distribuição de lugares de notário por concelhos. Assim o concelho de Coimbra passou a dispor de 4 lugares, sendo um de protesto de letras. O Decreto-Lei nº 44 064, de 21 de Novembro de 1961, fixou a criação de três cartórios no concelho de Coimbra.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporação

Âmbito e conteúdo

Documentação relativa às atividades dos notários exercidas no 1º cartório de Coimbra. Contém, entre outros, livros e registos de escrituras, de testamentos, de reconhecimento de letra e assinatura, de protestos de títulos de crédito, de procurações, de contas de emolumentos e selo, de instrumentos avulsos e documentos, testamentos cerrados, autos de aprovação de testamentos cerrados e correspondência expedida, assim como os documentos respeitantes aos livros de notas.

Sistema de organização

Organização por séries tipológicas; ordenação cronológica

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Recenseamento e Inventário em Archeevo (aplicação informática para descrição arquivística).

Data de publicação

16/05/2021 18:49:20