Colégio de São Bento de Coimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Colégio de São Bento de Coimbra

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/MC/CSBC

Tipo de título

Controlado

Título

Colégio de São Bento de Coimbra

Datas de produção

1528  a  1834 

Datas de acumulação

1549 - 1834

Dimensão e suporte

13 u. i. (7 cx., 6 liv.); papel.

Extensões

7 Caixas
6 Livros

Entidade detentora

Arquivo da Univerisdade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

O Colégio foi fundado em 1555, pelo frei Diogo de Murça monge de São Jerónimo e comendatário do mosteiro de São Miguel de Refojos de Basto que, após ter obtido bula papal datada de 1549, autorizando-o a suprimir este mosteiro e, com as suas rendas, a fundar três colégios em Coimbra: um da ordem de São Bento, outro da ordem de São Jerónimo e outro para colegiais pobres. Contudo, o mosteiro de Refojos subsistiu a esta bula continuando a existir.O Colégio de São Bento, casa de estudos de Artes e de Teologia ao longo de toda a sua existência, “em 1576, havia começado as suas obras” mas a edificação haveria de se estender ao século seguinte, tendo a sua igreja sido sagrada em 1634. Em 1772, em consequência da Reforma Pombalina, uma parte da sua cerca foi cedida à Universidade para aí se implantar o Jardim Botânico.Em consequência do Decreto de 30 de maio de 1834, que determinou a extinção das ordens religiosas e das leis de desamortização dos bens, no dia imediatamente a seguir, deu-se início ao inventário do património que conjuntamente com a documentação foram entregues à Repartição de Finanças do Distrito de Coimbra.

Âmbito e conteúdo

Documentos que confirmam benefícios, privilégios e a gestão patrimonial e financeira, nomeadamente: alvarás, autos, contratos, correspondência, cartas citatórias, demandas, emprazamentos, encomendas, petições, foros, inquirições, inventários, letras pontifícias, libelos, licenças, medições de prazos, memórias, privilégios, processos cíveis, procurações, provisões, quitações, recibos, requerimentos, sentenças, termos de fiança, entre outros.

Sistema de organização

Documentação não tratada arquivisticamente.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Recenseamento.

Unidades de descrição relacionadas

Completiva: DGLAB - Colégio de São Bento de Coimbra (F). Código de referência: PT/TT/CSBC. Descrição em linha, disponível em: http://digitarq.arquivos.pt/details?id=1379033

Notas de publicação

Referência bibliográficaSILVA, João José de – “O Catálogo dos Cartórios dos Colégios de S. Bento e do Carmo de Coimbra”. In Publicações do Arquivo e Museu de Arte da Universidade de Coimbra. Coimbra, 1951; http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1379033. VASCONCELOS, António de (1987) – Escritos Vários. Reedição preparada por Manuel Augusto Rodrigues. Coimbra: Arquivo da Universidade, vol. 1; BRITO E Recenseamento e descrição elaborados por Adriana Antunes e Gracinda Guedes em 2012.

Data de publicação

16/05/2021 18:58:38