Plano de classificação

Morgadio dos Garridos

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Morgadio dos Garridos

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/PFM/MG

Tipo de título

Atribuído

Título

Morgadio dos Garridos

Datas de produção

1666  a  1824 

Datas de acumulação

1713 - 1824

Dimensão e suporte

8 u. i; papel.

Extensões

2 Caixas
6 Livros

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

O morgadio dos Garridos foi instituído a 24 de maio de 1713, na cidade de Coimbra, por decisão testamentária de D. Maria Gonçalves Abelho, viúva que ficou de António Gonçalves Garrido.Ficou então determinado a criação do um vínculo de morgado perpétuo na quinta de Pombal, situada na vila de Castelo de Vide, Portalegre.A administração deste morgadio transmitiu-se sempre de pai para filho.Foram seus administradores: 1º. Pedro Álvares Garrido, que nasceu em Castelo de Vide em 1669; 2º. Lourenço Xavier Garrido nasceu em Coimbra em 1713; 3º. José de Melo Coutinho Garrido nasceu em Barcouço - Mealhada em 1736; 4º. José Guedes de Carvalho Coutinho Garrido nasceu no Porto em 1769; 5º. Aires Guedes Coutinho Garrido nasceu em Coimbra em 1805.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação foi comprada em 1977, através de verba concedida pelo Fundo do Fomento Cultural.

Âmbito e conteúdo

Este fundo alberga documentos pessoais e de gestão patrimonial, produzidos, exclusivamente, no seio familiar e documentos de outras famílias a ela ligadas por casamento ou herança.Integra alvarás, cartas patente, documentos judiciais e notariais, documentos de receita e despesa, escrituras, relações de bens, provisões, testamentos, sentenças, entre outros.Esta documentação fornece um testemunho do percurso dos administradores deste morgadio ao longo de dois séculos.

Sistema de organização

A documentação foi classificada em secções, correspondentes às sucessivas gerações de morgados. Dentro das secções a documentação está ordenada cronologicamente.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Catálogo.

Notas de publicação

Referência bibliográficaCASTRO, Maria João - “Guia das Coleções particulares do A.U.C.”. Boletim de arquivo da Universidade de Coimbra. Vol. XIX-XX. (1999-2000), pp. 309-327.CASTRO, Maria João Padez de - “Catálogo do Arquivo do Morgadio dos Garridos”. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, Vol. XXI - XXII, (2001/2002), pp. 437-480.

Data de publicação

13/05/2021 17:40:03