O sistema está a sofrer melhorias no âmbito da infraestrutura tecnológica. Em caso de lentidão ou bloqueio, por favor, contacte auc-geral@auc.uc.pt. Esperamos ser breves.

Registo de irmãos

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Registo de irmãos

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/CRSI/CIM/CRSI/029

Tipo de título

original

Título

Registo de irmãos

Datas de produção

1852  a  1994 

Âmbito e conteúdo

Compreende o registo dos irmãos admitidos na Confraria da Rainha Santa Isabel. É registado o nome, morada e freguesia de residência, e a data de aprovação em Mesa. Cada registo apresenta um número de ordem. O livro 2 regista o nome de 645 irmãs com indicação, a vermelho, se se encontram remidas, se são zeladoras, se faleceram ou se são benfeitoras. O livro 3 desta série inclui ainda informação sobre o pagamento da jóia, diploma, anuidade e remissãoO vogal António Augusto Lourenço entregou a Caetano da Cruz Rocha dois livros do arquivo da Confraria que por esquecimento se encontravam em sua casa; um era o desaparecido livro de matrícula dos confrades e o outro, datado de 15 de Julho de 1916, tem os nomes de 163 mulheres que foram admitidas como associadas (Acta de 26 de Julho de 1927, liv.4 – fl.1).Inclui ainda um “Caderno dos irmãos da Confraria da Rainha Santa Isabel para a Assembleia-geral em 29 de Dezembro de 1911”.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação.

Unidades de descrição relacionadas

Na série Actas e Eleições encontram-se registados os nomes, estado civil e ocupação de várias pessoas que apresentaram requerimento à Mesa da Confraria para serem aceites como irmãos (por exemplo: liv.2 – fl.8-9, fl.11v.-12v., fl.14v.-15; liv.6 – fl.24-25). Encontramos, igualmente, a decisão de elaboração de um novo livro de registo de irmãos, em 1927, por extravio do antecedente, e que começa no número de ordem 182 (liv.3, fl.18-18v.). No liv.7 estão coladas listas dactilografadas com o nome dos irmãos aprovados em sessão de 4 de Junho de 1952 (fl.6), em sessão de 11 de Junho de 1952 (fl.7), em sessão de 15 de Julho de 1954 (fl.22), e em sessão de 25 de Novembro de 1954 (fl.23).Na série Anuais, a partir da década de 70 de 1800, aparece registado, relativamente a cada irmão, o ano, mês e dia de entrada na Irmandade, nome, freguesia, morada, ocupação, estado civil, observações e anos a pagar. Os últimos livros, de finais do séc. XIX inícios do XX, mantêm como campos obrigatórios o nome, ocupação, observações e anos a pagar, excluindo os restantes e introduzindo a informação do número de matrícula.As séries Livro de matrícula dos irmãos associados e Termos de admissão de confrades.Na série Festas da Rainha Santa Isabel encontramos informação sobre os irmãos que colaboram nas procissões da Rainha Santa Isabel, nomeadamente no transporte do andor, da cruz processional, sendo indicado o seu nome e morada, como acontece em documento das festas de 1964, o seu número de registo de irmão (dossier 1).Na série Correspondência Recebida encontramos cartas de particulares que comunicam o envio de dinheiro relativo aos anuais, indicando algumas vezes o seu número de irmão, e assim como de outros familiares também, que são confrades ou irmãos associados.

Notas

Título atribuído.

Data de publicação

13/05/2021 18:02:01