Paróquia de Ervedal

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de Ervedal

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/PAR/OHP05

Tipo de título

Formal

Título

Paróquia de Ervedal

Datas de produção

1555  a  1911 

Dimensão e suporte

66 u.i.; papel

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Localidade doada em 1193 por D. Dulce, esposa de D. Sancho I, aos frades crúzios do Mosteiro de Seia. Foi importante couto que passou a vila tendo juiz ordinário e Câmara. D. Manuel I deu-lhe foral provavelmente em 1514. A antiga freguesia de Santo André de Ervedal foi vigairaria da apresentação do padroado real, segundo Pinho Leal, ou da apresentação da comenda de Leiria, segundo a “Estatistica Parochial” de 1862. Sede de concelho, extinto por decreto de 24 de Agosto de 1855, acabou por ficar anexa ao de Oliveira do Hospital. Fazia parte, em 1855, do distrito da Guarda e da comarca de Gouveia.

Localidade descritiva

Ervedal, Oliveira do Hospital

História custodial e arquivística

A incorporação da documentação paroquial da diocese de Coimbra no AUC iniciou-se a partir de 1921, oriunda primeiramente do Seminário de Coimbra, e depois recolhida das diversas conservatórias de registo civil do distrito de Coimbra.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência obrigatória findos os prazos legais (100 anos) todos os cinco anos. Proveniente do Seminário de Coimbra, na 1ª fase, em 1921, e a partir de então, de forma mais ou menos regular, da Conservatória do Registo Civil de Oliveira do Hospital, de acordo com a legislação aplicável.

Âmbito e conteúdo

Documentação formada por livros que se agrupam em cinco séries: mistos (englobam registos de batismos, casamentos e óbitos ou apenas dois tipos dos registos anteriores); batismos; casamentos; óbitos e índices.

Sistema de organização

Organização original. Classificação por séries, pela tipologia documental, e ordenação cronológica dentro de cada série.

Condições de acesso

O acesso é livre, salvo exemplares em mau estado de conservação.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, vol. I, Centro e Sul; inventário em versão informática Archeevo (base de dados de descrição arquivística) na WEBpage do AUC.

Notas

O livro de batismos, relativo a 1809-1840, também tem justificações e retificações de batismos.Existe um hiato nos registos de óbitos (1593-1601).

Data de publicação

17/05/2021 19:43:02