Paróquia de Condeixa-a-Nova
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AUC/PAR/CDN04
Tipo de título
Formal
Título
Paróquia de Condeixa-a-Nova
Datas de produção
1546
a
1911
Dimensão e suporte
60 u.i.; papel
Entidade detentora
Arquivo da Universidade de Coimbra
História administrativa/biográfica/familiar
A antiga freguesia de Santa Cristina de Condeixa-a-Nova é hoje sede de concelho e mais conhecida apenas por Condeixa. Foi curato da apresentação do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e passou mais tarde a reitoria. Recebeu foral dado em Lisboa por D. Manuel I a 3 de Junho de 1514. Teve juiz pedâneo sujeito ao senado da Câmara de Coimbra. Foi um dos alvos das Invasões Francesas sob o comando de Massena.
Localidade descritiva
Condeixa-a-Nova, Condeixa-a-Nova
História custodial e arquivística
A incorporação da documentação paroquial da diocese de Coimbra no AUC iniciou-se a partir de 1921, oriunda primeiramente do Seminário de Coimbra, e depois recolhida das diversas conservatórias de registo civil do distrito de Coimbra. Última incorporação 13-01-2016.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Transferência obrigatória findos os prazos legais (100 anos) todos os cinco anos. Proveniente do Seminário de Coimbra, na 1ª fase, em 1921, e a partir de então, de forma mais ou menos regular, da Conservatória do Registo Civil de Coimbra, de acordo com a legislação aplicável.
Âmbito e conteúdo
Documentação formada por livros que se agrupam em quatro séries: mistos (englobam registos de batismos, casamentos e óbitos ou apenas dois tipos dos registos anteriores); batismos; casamentos e óbitos.
Sistema de organização
Organização original. Classificação por séries, pela tipologia documental, e ordenação cronológica dentro de cada série.
Condições de acesso
O acesso é livre, salvo exemplares em mau estado de conservação.
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, vol. I, Centro e Sul; inventário em versão informática Archeevo (base de dados de descrição arquivística) na WEBpage do AUC.
Notas
Os registos de batismos dos anos compreendidos entre 1747 a 1802, em falta na série “batismos”, foram encadernados no livro M2, acessível em: http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=35640Existe um hiato nos registos de batismos (1803 -1808).
Data de publicação
17/05/2021 18:42:17