Escrituras diversas e procurações

Available actions

Reader available actions

 

Escrituras diversas e procurações

Description details

Record not reviewed.

Description level

Serie   Serie

Reference code

PT/AUC/DIO/CSC/001

Date range

1511  to  1839 

Dimension and support

9 liv., 1 cx., 2 perg.; perg. e papel.

Scope and content

Engloba escrituras notariais (originais e traslados) tais como: escrituras de aforamento, de escambo, de renovação de emprazamento, de reconhecimento de prazos, de obrigação de dívida, etc. Inclui, igualmente, procurações simples para realização de escrituras.

Contém os únicos dois pergaminhos deste fundo, o primeiro de 23 de maio de 1527, consiste no emprazamento, em três vidas, de umas casas de sobrado com seu quintal, na freguesia de São Cristóvão, a Francisco Perestrelo, cavaleiro da Ordem de Cristo e alcaide-mor da vila de Avô, pela renda anual de cento e sessenta reis e três capões pagos no dia de São Miguel de setembro.

O segundo, de 25 novembro de 1533, é uma renúncia e emprazamento, em três vidas, de três pedaços de olival em Vila Franca que a Colegiada de São Cristóvão faz a Jorge Pires, sapateiro, morador em Castelo Viegas, em virtude da renúncia que fez seu pai, João Afonso, lavrador e morador em Vila Franca, pelo foro de oito alqueires de azeite de dois em dois anos à cafra, medidos no lagar com suas verteduras e uma galinha em cada ano por dia de São Miguel de setembro.

Engloba um livro desmembrado de escrituras avulsas que contém um contrato de obrigação de missas, de 3 de julho de 1543, em pergaminho que se manteve na ordem sequencial, deste volume, por ter número de fólio (198-202).

Reúne, igualmente, sete volumes de prazos da Colegiada (1515 a 1793) que se reportam, na sua generalidade, a escrituras de emprazamento, renovação e escambos, apesar de se encontrar, pontualmente, uma instituição de capela ou um contrato de obrigação de missas.

Os prazos da Colegiada situavam-se na cidade e seus arredores: na rua das Solas, rua das Fangas, rua de São Cristóvão, paço do Conde, quinta da Alegria, Machada, Cioga, Marrocos, Pedreira, Banhos Secos, Cruz dos Morouços, Alpenduradas, Arregaça, Eiras, Santa Clara, Vale Gemil, São Martinho, Vila Franca, Portela, Vila Mendiga, Fonte da Talha, Cidral, Vale Cabreira, Celas, Coselhas, Mainça, várzea de Santa Clara, Lapa dos Esteiros, Vale de Rosal, Bordalo, Almalaguês, Souselas, Casal Comba, Quimbres, etc. Assim como em outros concelhos: Santa Cristina (concelho de Mortágua), Rabaçal (concelho de Penela), Bruscos e Sebal (concelho de Condeixa).

Engloba também um livro, de 1815, com diversos traslados, transcritos por Manuel Pinto de Mira, oficial da secretaria da Universidade e “pessoa inteligente de letra antiga”, auxiliado pelo Professor de Língua Latina, Félix António de la Espada e Amorim, quando os documentos eram escritos em latim, e certificados pelo tabelião Manuel Moreira Dias. O livro apresenta também algumas certidões de sentenças.

Arrangement

Ordenação cronológica