Paróquia do Zambujal
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AUC/PAR/CDN10
Tipo de título
Formal
Título
Paróquia do Zambujal
Datas de produção
1641
a
1911
Dimensão e suporte
163 u.i.; papel
Entidade detentora
Arquivo da Universidade de Coimbra
História administrativa/biográfica/familiar
A antiga freguesia de N. Srª da Conceição de Zambujal foi vigairaria da apresentação do Mosteiro de Sant’Ana de Coimbra, tendo passado depois a priorado. D. Manuel I deu-lhe foral em Lisboa a 23 de Agosto de 1514. Era sede de concelho em 1811, tendo a Universidade de Coimbra por donatário. Fez parte do antigo concelho do Rabaçal, extinto por decreto de 31 de Dezembro de 1853, passando então a integrar o de Soure. Em 1855, por decreto de 24 de Outubro, é incluída no concelho de Condeixa-a-Nova.
Localidade descritiva
Zambujal, Condeixa-a-Nova
História custodial e arquivística
A incorporação da documentação paroquial da diocese de Coimbra no AUC iniciou-se a partir de 1921, oriunda primeiramente do Seminário de Coimbra, e depois recolhida das diversas conservatórias de registo civil do distrito de Coimbra. Última incorporação 13-01-2016.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Transferência obrigatória findos os prazos legais (100 anos) todos os cinco anos. Proveniente do Seminário de Coimbra, na 1ª fase, em 1921, e a partir de então, de forma mais ou menos regular, da Conservatória do Registo Civil de Coimbra, de acordo com a legislação aplicável.
Âmbito e conteúdo
Documentação formada por livros que se agrupam em quatro séries: mistos (englobam registos de batismos, casamentos e óbitos ou apenas dois tipos dos registos anteriores); batismos; casamentos e óbitos.
Sistema de organização
Organização original. Classificação por séries, pela tipologia documental, e ordenação cronológica dentro de cada série.
Condições de acesso
O acesso é livre, salvo exemplares em mau estado de conservação.
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, vol. I, Centro e Sul; inventário em versão informática Archeevo (base de dados de descrição arquivística) na WEBpage do AUC.
Notas
Existem hiatos nos registos de batismos (1809 -1813); casamentos (1788-1813)
Data de publicação
17/05/2021 15:27:41