Paróquia de Celavisa
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AUC/PAR/AGN05
Tipo de título
Formal
Título
Paróquia de Celavisa
Datas de produção
1572
a
1911
Dimensão e suporte
117 u.i.; papel
Entidade detentora
Arquivo da Universidade de Coimbra
História administrativa/biográfica/familiar
Celavisa é vila e freguesia de São Miguel. Foi curato da apresentação do vigário de Góis e seu donatário o Conde de Vila Nova de Portimão. Aproveitou do foral manuelino dado a Góis em Lisboa a 20 de maio de 1514. De acordo com Pinho Leal, o pároco, que tinha 60 mil réis de rendimento e o pé de altar, era apresentado pelo bispo de Coimbra. Em 1839 surge integrada na comarca de Seia e em 1878 no julgado de Arganil.
Localidade descritiva
Celavisa, Arganil
História custodial e arquivística
A incorporação da documentação paroquial da diocese de Coimbra no AUC iniciou-se a partir de 1921, oriunda do Seminário de Coimbra que era a entidade detentora.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
A legislação impõe a transferência obrigatória deste tipo de documentação, findos os prazos legais (100 anos) todos os cinco anos. Proveniente do Seminário de Coimbra, na 1ª fase, em 1921, e depois, de forma irregular da Conservatória do registo Civil de Arganil.
Âmbito e conteúdo
Documentação formada por livros que se agrupam em quatro séries: mistos (englobam registos de batismos, casamentos e óbitos ou apenas dois tipos dos registos anteriores); batismos; casamentos e óbitos.
Sistema de organização
Organização original. Classificação por séries, pela tipologia documental, e ordenação cronológica dentro de cada série.
Condições de acesso
O seu acesso é livre aos leitores, salvo os exemplares em eventual mau estado de conservação.
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, vol. I, Centro e Sul; inventário em versão informática Archeevo (base de dados de descrição arquivística) na WEBpage do AUC.
Data de publicação
17/05/2021 15:17:02