Manuel dos Reis

Available actions

Reader available actions

 

Manuel dos Reis

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/AUC/PFM/MR

Title type

Formal

Date range

1919  to  1983-08 

Dimension and support

308 mç., 19 doc., 16 liv., 11 diapositivos; papel, película fotográfica

Holding entity

Arquivo da Universidade de Coimbra

Producer

Manuel dos Reis

Biography or history

Manuel dos Reis, filho de Casimira Ferreira da Silva, nasceu em Aveiro, a 22 de fevereiro de 1900.

Concluiu o curso secundário no Liceu de Aveiro em 1917.

Matriculou-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, em 1917, onde obteve o grau de licenciado em Ciências Matemáticas a 1 de novembro de 1921, com informação final de 19 valores (acto de formatura com 20 valores), e o grau de doutor em 26 de junho de 1929 com a dissertação "Sobre os Princípios Fundamentais do Cálculo das Probabilidades", classificada com 20 valores.

Foi nomeado 2º assistente do 2º grupo da Secção de Ciências Matemáticas em 1922, e, durante algum tempo, foi professor contratado da Faculdade de Ciências (2º grupo da Secção de Ciências Matemáticas e 1º grupo da Secção de Ciências Físico-Químicas). Foi professor catedrático do 2º grupo da Secção de Ciências Matemáticas desde 1933-34 (por vaga do Prof. Dr. Luciano Pereira da Silva), tendo apresentado a dissertação"O Problema da Gravitação Universal", aprovada por unanimidade, até se jubilar em 1970.

Durante muitos anos foi proprietário das cadeiras de Astronomia e Mecânica Celeste, tendo leccionado, igualmente, as cadeiras de Cálculo das Probabilidades, Mecânica Racional, Física Matemática e Física.

Exerceu vários cargos, como o de Diretor do Observatório Astronómico (desde 13.03.1934 por vaga do Prof. Dr. Francisco Miranda da Costa Lobo), o de Bibliotecário da Faculdade de Ciências (24.08.1957) e o de Diretor da Secção de Matemática da sua Faculdade.

Foi Membro da União Astronómica Internacional (desde 1935); Vice-Presidente da Direcção da Secção Portuguesa das Uniões Internacionais Astronómica, Geodésica e Geofísica (1948 e 1970); Vogal da Comissão Permanente de Ciências do Instituto de Alta Cultura (1952 e 1955); Vogal da Comissão do Grupo Português de História das Ciências, do Instituto de Alta Cultura; Membro da Comissão de Fenómenos da Cromosfesra Solar da União Astronómica Internacional; Vogal da Comissão Nacional da Union Internationale de l´Histoire des Sciences (1961); Diretor do Centro de Matemática Aplicada ao Estudo da Energia Nuclear, do Instituto de Alta Cultural, anexo à Faculdade de Ciências de Coimbra; Diretor do Centro de Estudos Matemáticos do Instituto de Alta Cultura, anexo à Faculdade de Ciências de Coimbra (desde a sua criação em 1964); Diretor dos Anais do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra e das Efemérides Astronómicas; Membro da União Astronómica Internacional; sócio efectivo do Instituto de Coimbra (desde 1923); eleito sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa em 1958 e eleito sócio efectivo na mesma Academia em 1959 (por vaga do Prof. Dr. Victor Hugo Duarte de Lemos) e sócio da Société Belge d’Astronomie. Foi Presidente da Comissão da Academia das Ciências, encarregado de completar a publicação das Obras de Pedro Nunes.

Destacam-se, entre os seus trabalhos publicados: "O problema da gravitação universal" (1933); "Galileu e a Astronomia" (1943), tendo escrito vários artigos para jornais e revistas.

Faleceu a 13 de março de 1992. Está sepultado no cemitério da Conchada, em Coimbra.

Geographic name

Descriptive location

Coimbra

Custodial history

O arquivo de Manuel dos Reis foi entregue pelo Dr. Luciano dos Reis, seu sobrinho, ao Dr. Artur Alves, director do Observatório Astronómico de Coimbra, e ao Porf. Dr. José Vitória, presidente do Conselho do Departamento de Matemática, tendo ficado em depósito no Observatório Astronómico de Coimbra. Daí, transitou para o Departamento de Matemática da FCTUC, onde permaneceu pouco tempo antes da documentação ter sido transferida para o Arquivo da Universidade de Coimbra em Outubro de 2013, por oferta do Departamento de Matemática da FCTUC.

Acquisition information

Documentação oferecida ao Arquivo da Universidade de Coimbra pelo Departamento de Matemática da FCTUC, em 21 de Outubro de 2013.

Scope and content

Engloba, maioritariamente, documentação avulsa e manuscrita com estudos e notas científicas de Matemática, de Astronomia, de Probabilidade, de Relatividade geral, de Mecânica celeste e relacional, de Análise superior, alguns dos quais serviram de base a publicações. São criticados e estudados assuntos relacionados com Teoria de números, Números primos, Refracção astronómica, Regimento do Norte, Teoria corpuscular da matéria, entre outros, e estudados e citados autores como Aristarco de Samos, Arquimedes, d’Alembert, Cauchy, Copérnico, Fermat, Hofmann, Kepler, Landau, Legendre, Mersenne, Newton, Ptolomeu, Riemann, Schlesinger e Talcott, por exemplo.

Engloga, também, apontamentos das aulas, referências bibliográficas e sumários de disciplinas leccionadas.

Inclui minutas de correspondência expedida e de comunicações e discursos apresentados à Academia de Ciências de Lisboa.

A documentação integra, ainda, publicações próprias (brochuras e separatas) e um conjunto de diapositivos com vista aérea do concelho de Coimbra.

Accruals

Não se prevêem.

Arrangement

A documentação aqui descrita foi produzida e/ou recebida no âmbito da actividade profissional de Manuel dos Reis enquanto professor e investigador de Matemática. Não se encontrando documentação produzida e/ou recebida no âmbito da sua vida pessoal e académica enquanto aluno, achou-se não ser necessário realizar um estudo orgânico-funcional nem criar as secções arquivísticas correspondentes às diferentes estapas da vida e funções exercidas.

A documentação está organizada em 11 séries documentais, ordenadas alfabeticamente, e internamente optou-se pela ordenação cronológica ou, na ausência de datas, pela ordenação atribuída previamente a cada um dos maços de documentos.

Language of the material

Português, Inglês, Francês, Alemão, Latim, Grego. Alfabetos latino e grego.

Physical characteristics and technical requirements

A informação foi registada, maioritariamente, em suporte papel nos formatos mais diversos, desde pequenos pedaços de papel (1cm x 5cm), até envelopes, guardanapos, folhetos publicitários, cartazes, calendários, correspondência, cartões de visita ou de convite, invólucros de sabonetes ou cartões de maços de tabaco.

Other finding aid

Catálogo

Related material

Universidade de Coimbra (F). Processos individuais de professores (SR).

Instituto de Coimbra (F). Direção (SC). Registo de sócios (SR).

No Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, a Colecção de Astronomia contém alguns dos instrumentos pertencentes ao Observatório Astronómico e que são citados na documentação (ex: espectroheliógrafo, fotoheliógrafo, equatorial, barógrafo, higrógafo, instrumento de passagens, telescópio, celostato).

Publication notes

Galileu e a Astronomia. Coimbra: Tipografia da Atlântida, 1943.
Sobre certas fórmulas referentes à distribuição dos números primos, I, Lisboa, 1950.
Sobre certas fórmulas referentes à distribuição dos números primos, II, Lisboa, 1951.
Sobre a teoria da refracção astronómica, I, Lisboa, 1950.
Sobre a teoria da refracção astronómica, II, Coimbra, 1953.
"A Evolução do Universo". Separata da Revista Filosófica n.º 2. Coimbra, 1951.
"O regimento do Norte na astronomia náutica portuguesa da época dos descobrimentos". Comunicação apresentada na sessão da Classe de Ciências da Academia em 22 de Junho de 1961. Separata do Boletim da Academia das Ciências (33) 1961.
Discurso de resposta ao Comandante A. Teixeira da Mota proferido na Sessão solene de homenagem ao Almirante Gago Coutinho, em 28 de Fevereiro de 1962. Lisboa: Academia das Ciências, 1962.
"Elogio Histórico de Victor Hugo Duarte de Lemos". Separata das Memórias (Classse de Ciências - Tomo IX). Lisboa: Academia das Ciências (9) 1964.
"Uma relação entre o problema dos números primos de Fermat e de Mersenne e o dos números primos gémeos. Comunicação apresentada à Classe de Ciências em sessão de 16 de Abril de 1964". Separata do Boletim da Academia das Ciências (36) 1964.
Ainda o problema dos números primos de Fermat e de Mersenne e novos problemas análogos. Comunicação apresentada à Classe de Ciências em sessão de 18 de Novembro de 1965. Lisboa: Academia das Ciências, 1965.
Sobre os Princípios Fundamentais do Cálculo das Probabilidades (dissertação para o exame de doutoramento em Matemática na Universidade de Coimbra). Coimbra: Imprensa da Universidade, 1929.
O Problema da Gravitação Universal (dissertação de concurso para professor catedrático do 2º grupo da 1ª secção da Faculdade de Ciências de Coimbra). Coimbra: Imprensa da Universidade, 1933.
"Sobre a teoria da refracção astronómica". Separata do Tomo III do XIII Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências. 2ª Secção Astronomia, Geodésia, Geofísica e Geografia. Lisboa, 1950.
"Sobre fórmulas assintóticas conjecturais relativas a números primos". Separata do Tomo II do XIII Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências. 1ª Secção Matemática. Lisboa, 1950 e Separata da Revista da Faculdade de Ciências (22) 1953.
Sobre a Teoria da Refracção Astronómica. Coimbra: Tipografia da Atlântida, 1953.
No centenário de Gago Coutinho. Lisboa: Academia das Ciências, 1969.
Sobre a convergência das séries de Gauss para o cálculo do movimento de cometas em órbitas quase parabólicas. Lisboa: Academia das Ciências, 1969.
"No quinto centenário de Copérnico". Memórias da Academia das Ciências de Lisboa. Classe de Ciências. Tomo XIX. Lisboa: Academia das Ciências, 1976.
"Sobre fórmulas assintóticas conjecturais referentes à distribuição dos números primos". Gazeta de Matemática, n.º 30, Dezembro 1953.
"Galileu e a Astronomia". Revista da Faculdade de Ciências 11 (1) 1943.
"Elogio histórico do almirante Gago Coutinho" (colab.). Separata do Boletim da Academia das Ciências (34) 1962.
"Discurso. Na inauguração do novo edifício do Observatório Astronómico". Anuário da Universidade, 1951-9152.
"O que são as ondas do TSF". Revista da Faculdade de Ciências 2 (2), 1932.
"Parecer sobre o projecto de reforma do calendário em discussão no Conselho Econcómico da ONU". Revista da Faculdade de Ciências (24) 1955.