Associação Portugal-RDA - Conselho Distrital de Coimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Associação Portugal-RDA - Conselho Distrital de Coimbra

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/BGUC/IC-APTRDA-CDC

Tipo de título

Formal

Título

Associação Portugal-RDA - Conselho Distrital de Coimbra

Datas de produção

1974  a  1981 

Dimensão e suporte

1 brochura, 6 pastas, 1 maço

História administrativa/biográfica/familiar

A Associação Portugal-RDA, sediada em Lisboa, era composta por Assembleia geral, Conselho diretivo, Secretariado, Conselhos distritais, Conselhos locais (norte, centro e sul) e Conselho fiscal. Na categoria de efetivos e correspondentes os sócios eram admitidos pelo Conselho diretivo, sendo obrigados ao pagamento de jóia e cotas, enquanto na categoria de honorários e beneméritos eram proclamados em Assembleia geral e isentos de contribuições.À Assembleia geral competia a aprovação dos estatutos, a eleição dos corpos gerentes (à exceção do secretariado e dos conselhos distritais e locais), votar as contas da gerência e deliberar sobre os assuntos apresentados pelos orgãos. Ao Conselho diretivo cabia representar e administrar a associação, executar as decisões da Assembleia geral, decidir sobre a admissão de sócios, tomar conhecimento e fiscalizar a ação dos conselhos distritais e locais, apresentar o relatório e contas da gerência anualmente.As atividades dinamizadas pelos núcleos regionais tinham como obetivo a promoção do intercâmbio cultural, social e científico entre Portugal e a República Democrática Alemã.Ficaram patentes no arquivo do Conselho Distrital de Coimbra a realização de cursos de alemão, congressos, apresentação de filmes e espetáculos, intercâmbio cultural e científico, criação de bolsas de estudo, intercâmbio turístico, eleição dos Conselhos locais, entre outras ações estipuladas pelos estatutos da associação.O Conselho distrital de Coimbra funcionou em sede própria, no mesmo edifício com a Associação Portugal-U.R.S.S. e com a Associação Portugal-Cuba. A partir de 1981 poderá ter deixado essas instalações, pois verifica-se que a correspondência era dirigida à sede do Instituto de Coimbra.

Localidade descritiva

Rua Rosa Falcão, nº 9, 4º (ao Arnado), Coimbra

Estatuto legal

Comunicável

História custodial e arquivística

Desconhecem-se as circunstâncias em que o arquivo e a biblioteca da Associação Portugal-RDA ingressaram no Instituto de Coimbra. A proximidade entre as duas associações leva a crer que, após a desativação da Associação Portugal-RDA, a documentação tenha sido transferida para a a sede do Instituto de Coimbra.Dada a proximidade ideológica, notória no período pós-revolucionário, as Direções das duas associações tiveram elementos em comum, colaboraram em atividades de caráter cultural e o Instituto de Coimbra cedia as suas instalações para realização de conferências.A partir de 1981, a correspondência é endereçada à Rua da Ilha, sede do Instituto de Coimbra, o que leva a crer que os assuntos seriam aí tratados. Verifica-se esta proximidade também pela lista de contactos dos núcleos regionais, em que consta o nome do vice-presidente e o número de telefone do Instituto de Coimbra.Os livros integram atualmente o acervo da Biblioteca do Instituto de Coimbra, perdendo-se a organização original da Biblioteca que pertenceu à Associação Portugal-RDA.Os exemplares encontram-se dispersos na Biblioteca do Instituto de Coimbra e só é possível identificá-los pelas cotas e carimbo próprios. Alguns livros pertenceram à Associação Portugal-U.R.S.S. que funcionou nas mesmas instalações na Rua Rosa Falcão.Supõe-se que a Biblioteca da Associação de Amizade Portugal-RDA ficou na posse do Instituto de Coimbra após a extinção do Núcleo de Coimbra.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Ingressou na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra integrando o fundo do Instituto de Coimbra

Âmbito e conteúdo

Estatutos, relatórios de atividades, boletins de inscrição de sócios, correspondência, comprovativos de despesas e receitas, documentos relativos à organização das atividades da Semana da RDA na cidade de Coimbra, coleção de fotografias de visitas à República Democrática Alemã e acervo da biblioteca da associação.

Sistema de organização

Orgânico

Condições de acesso

Consulta na Sala de Leitura de Reservados da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, no horário de funcionamento dos serviços

Condições de reprodução

Sujeito ao Regulamento de reprodução e utilização da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Idioma e escrita

Português e alemão

Características físicas e requisitos técnicos

Regular

Instrumentos de pesquisa

Inventário

Unidades de descrição relacionadas

Arquivo Distrital do Porto, Fundo Associação de Amizade Portugal - República Democrática Alemã (RDA) - Núcleo do Porto (PT/ADPRT/ASS/AMPTRDA)

Notas de publicação

Data de publicação

16/05/2021 03:19:54