Relações de títulos à cobrança

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Relações de títulos à cobrança

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/BGUC/IC/DIR/26

Tipo de título

Atribuído

Título

Relações de títulos à cobrança

Datas de produção

1916  a  1975 

Datas predominantes

1916-1917, 1920-1924, 1929-1930, 1935-1943, 1945, 1947-1950, 1952-1955, 1959-1964, 1966, 1968-1970, 1974-1975

Dimensão e suporte

39 pastas

História administrativa/biográfica/familiar

O Instituto de Coimbra processava o pagamento das cotas dos sócios e das assinaturas da revista O Instituto, através do serviço de cobrança postal dos CTT. O apuramento da cobrança realizada e não realizada era devolvido ao Instituto de Coimbra pelos Correios. Às cobranças não liquidadas era junto o recibo de pagamento das cotas e assinaturas. Deste procedimento resultam as duas séries Recibos e talões de pagamento de cotas e jóia e Recibos de pagamento de assinaturas, que consistem na coleção dos recibos devolvidos por falta de pagamento.

Estatuto legal

Comunicável

Âmbito e conteúdo

A série é composta por relações de títulos à cobrança, nacional e internacional, devolvidas pelos CTT ao Instituto de Coimbra, após o apuramento das cobranças. O título à cobrança corresponde ao recibo para pagamento postal e as relações de títulos consistem nas listas de destinatários dos recibos das cotas de sócio e assinaturas da revista, enviadas às estações dos CTT. Inclui guias de depósito de registo coletivo, registos de envio de títulos à cobrança, pedidos de informações sobre cobranças não efetuadas e balanços da cobrança.No ano de 1935, as relações de títulos devolvidos pelos CTT ao Instituto de Coimbra contêm os recibos não cobrados.

Tradição documental

As relações de títulos à cobrança encontravam-se na maioria reunidas e organizadas por ano civil e apenas uma pequena parte se encontrava dispersa. Sempre que se encontravam reunidos em maços ou pastas foi mantida a organização original. Esta consistia na ordenação semestral das cobranças, ordenação alfabética da estação dos CTT e, por localidade, com ordenação alfabética dos sócios ou assinantes com títulos à cobrança. Quando dispersos, foi estabelecida a ordenação cronológica por ano civil.Para testemunho do procedimento da cobrança postal, foram mantidos os recibos devolvidos junto das relações de títulos (situação que ocorre apenas em 1935).

Sistema de organização

Cronológica. Pastas com ordenação anual.

Condições de acesso

Consulta na Sala de Leitura de Reservados da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, no horário de funcionamento dos serviços.

Condições de reprodução

Sujeito ao Regulamento de reprodução e utilização da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Cota descritiva

Arquivo IC-1-1-4-5; Arquivo IC-1-1-4-6; Arquivo IC-1-1-4-7

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário

Unidades de descrição relacionadas

Informação relacionada na série Coleções de Recibos do pagamento de assinaturas da revista;Informação relacionada na série Recibos e talões do pagamento de cotas e jóia de admissão.

Notas de publicação

Data de publicação

16/05/2021 17:34:53