Registos de pagamento de cotas e assinaturas
Nível de descrição
Série
Código de referência
PT/BGUC/IC/DIR/24
Tipo de título
Atribuído
Título
Registos de pagamento de cotas e assinaturas
Datas de produção
1857
a
1978
Dimensão e suporte
4 caixas (11 livros, 3 maços, 1 caderno, 1 pasta)
História administrativa/biográfica/familiar
As prestações ao Instituto de Coimbra consistiam no pagamento de cotas de sócios, de assinantes do Gabinete de Leitura e de assinaturas da revista O Instituto. Desde o início da atividade da academia, pagavam cota somente os sócios efetivos do Instituto de Coimbra (sócios residentes em Coimbra). Em 1938, com a alteração dos estatutos, é alargada esta prestação aos sócios correspondentes nacionais (residentes em Coimbra, no país e colónias ultramarinas). Não pagavam cota os sócios honorários.Até à alteração dos estatutos de 1938, pagavam a assinatura da revista os sócios correspondentes nacionais e estrangeiros. Contavam-se entre os assinantes da revista, particulares não sócios, estabelecimentos comerciais (livrarias), organismos públicos (ministérios, direções-gerais, institutos) e instituições culturais e científicas (universidades, liceus, associações, fundações, museus). Não pagavam assinatura as instituições que permutassem jornais ou revistas com O Instituto.
Estatuto legal
Comunicável
Âmbito e conteúdo
A série é constituída pelos registos do pagamento das cotas dos sócios, das cotas dos assinantes do Gabinete de Leitura e das assinaturas da revista O Instituto, assentes em livros e verbetes. Contém listas de sócios.Os registos contêm informação de nome, endereço, data de admissão e pagamento da jóia, pagamento de volumes da revista e notas diversas (falecimento, suspensão da assinatura ou alteração da categoria de sócio) e fotografias.
Tradição documental
Inicialmente, o pagamento de cotas e assinaturas é registado num único livro, separando por capítulos a natureza do pagamento. A utilização de livros distintos para pagamento de assinaturas da revista e de cotas de sócios, data de 1909 e 1911, respetivamente. No entanto, verifica-se com frequência o registo das duas prestações em simultâneo.A partir de 1935, o controlo dos pagamentos é feito através de verbetes de sócios e assinantes, data que corresponde [na prática, antes da regulamentação pelos estatutos] à equiparação dos sócios correspondentes a sócios efetivos para o efeito de pagamento de prestações ao Instituto de Coimbra, cobrando-se cota a todos os sócios nacionais e isentando do pagamento da assinatura da revista.Nem sempre é claro o pagamento a que se refere o registo, pois a periodicidade e o valor do pagamento eram idênticos.
Sistema de organização
Cronológico
Condições de acesso
Consulta na Sala de Leitura de Reservados da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, no horário de funcionamento dos serviços.
Condições de reprodução
Sujeito ao Regulamento de reprodução e utilização da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Cota descritiva
Arquivo IC-1-1-4-1; Arquivo IC-1-1-4-2; Arquivo IC-1-1-4-3; Arquivo IC-1-1-4-4
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Inventário
Unidades de descrição relacionadas
Informação relacionada na série Registo de sócios. No período de 1939 a 1945, os verbetes do registo do pagamento das cotas de sócios serviram para o apuramento do número efetivo sócios, reunindo aqueles que foram eliminados por recusa de pagamento, demissão ou falecimento.
Data de publicação
17/05/2021 11:45:48