Registo de matrículas dos Cursos populares

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Registo de matrículas dos Cursos populares

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/BGUC/IC/DIR/11

Tipo de título

Atribuído

Título

Registo de matrículas dos Cursos populares

Datas de produção

1897     

Dimensão e suporte

1 livro

História administrativa/biográfica/familiar

Os cursos para operários no Instituto de Coimbra são inaugurados na presidência de Bernardino Machado e inserem-se na iniciativa de disseminação do ensino a classes socialmente desfavorecidas, enquadrada no contexto intelectual do século XIX.As disciplinas ministradas são Instrução primária, Caligrafia, Português, Francês, Geografia e História, Geometria, Mecânica e Física, Geologia industrial, Higiene profissional e Educação civica, a cargo dos professores Olimpio Ferreira Lopes da Cruz, Manuel da Silva Gaio, Eugénio de Castro, Bernardino Machado, Bernardo Aires, Henrique Teixeira Bastos, Augusto Eduardo Ferreira Barbosa, Adriano Xavier Lopes Vieira, José Frederico Laranjo e Afonso Augusto da Costa.Afonso Costa, lente de Direito, e Silva Gaio, secretário do Liceu, contam-se entre os alunos inscritos na disciplina de Geologia industrial.O ensino era misto, tendo os alunos idades compreendidas entre 8 e 51 anos, com profissões diversas. Contam-se numerosos estudantes do liceu, da universidade, do seminário e particulares.De uma extensa lista de profissões, são mais frequentes, sapateiro, tipógrafo, alfaiate, marceneiro, barbeiro, carpinteiro e funileiro. Outras dão também conta da composição profissional da cidade no final do século XIX, tais como encadernador, impressor, escrevente, fotógrafo, correeiro, ceramista, archeiro, bengaleiro, brochante, canteiro, serralheiro, relojoeiro ou empregados públicos, da Universidade e do comércio. Costureira é a única profissão feminina registada.Conhece-se apenas uma edição do curso, em 1897.

Estatuto legal

Comunicável

Âmbito e conteúdo

Livro de registo de matrículas dos alunos nos Cursos populares do Instituto de Coimbra, composto por disciplina, professor, nome, idade e profissão do aluno.

Condições de acesso

Consulta na Sala de Leitura de Reservados da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, no horário de funcionamento dos serviços.

Condições de reprodução

Sujeito ao Regulamento de reprodução e utilização da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Cota descritiva

Arquivo IC-1-1-3-1

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Regular

Instrumentos de pesquisa

Inventário

Unidades de descrição relacionadas

Informação relacionada na série Fichas de alunos dos Cursos Populares.MACHADO, Bernardino - A socialisação do ensino : discurso pronunciado na abertura da sessão inaugural dos cursos para operários do Instituto de Coimbra na noite de 1 de Fevereiro de 1897. Coimbra : Imprensa da Universidade, 1897.Exemplar da Biblioteca do Instituto de Coimbra, disponível na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra com a cota IC-1-3-8-47VIEIRA, Afonso Xavier Lopes - A glorificação do trabalho pela hygiene : conferencia na sessão inaugural dos cursos populares do Instituto de Coimbra na noite de 1 de Fevereiro de 1897. Coimbra : Imprensa da Universidade, 1897.Exemplar da Biblioteca do Instituto de Coimbra, disponível na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra com a cota IC-1-3-8-103

Notas de publicação

Data de publicação

16/05/2021 09:09:29