Mosteiro do Salvador de Moreira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Mosteiro do Salvador de Moreira

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/MC/MSM

Tipo de título

Formal

Título

Mosteiro do Salvador de Moreira

Datas de produção

1317  a  1474 

Dimensão e suporte

2 doc.; pergaminho

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Originalmente, era um mosteiro dúplice (de monges e monjas) cuja origem remonta ao séc. XI, tendo sido, primeiramente, fundado em Gontão. Foi depois transferido para a freguesia de Moreira, do concelho da Maia, com invocação do Salvador (anteriormente com invocação de S. Jorge) e foi sagrado, em 1112, de acordo com a tradição, por D. Hugo, bispo do Porto. Pertenceu à Congregação dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, passando a mosteiro masculino em 1147. Recebeu carta de couto dada por D. Afonso Henriques, em 1170, bem como privilégios diversos, como o de cavalaria, aposentadoria e comedoria. Entre outros privilégios que lhe foram dados pelos reis de Portugal, conta-se o da apresentação de diversas igrejas em terras da Feira. Também foi conhecido como Mosteiro de S. Salvador de Moreira da Maia. Teve administração por abades comendatários, até ser integrado na Congregação de Santa Cruz de Coimbra, em 1565, à semelhança do que se passou com os mosteiros de Landim e de Refóios. Por breve do Papa Clemente XIV, de 1770, foi decretada a sua extinção e união dos seus bens ao Mosteiro de Mafra.

Âmbito e conteúdo

Inclui dois documentos em pergaminho, sendo o mais antigo, de 1317, uma pública-forma da composição feita em 1298 entre o bispo do Porto e o Mosteiro, em que aquele lhe deu, por retribuição de serviços prestados, a apresentação das igrejas de S. Mamede de Perafita, Santa Maria de Vila Nova , S. Cosme de Gemunde e S. João de Amidelo.O outro documento, de 1474),diz respeito ao emprazamento de casais em Vila Nova de Moreira.

Sistema de organização

Ordenação cronológica.

Instrumentos de pesquisa

Pereira, Gabriel - Catalogo dos pergaminhos do cartorio da Universidade de Coimbra. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1881.

Publicador

anamaria

Data de publicação

02/09/2021 15:41:44