Margarida Santos Coelho

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Margarida Santos Coelho

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/PFM/MSC

Tipo de título

Atribuído

Título

Margarida Santos Coelho

Datas de produção

1924  a  1979 

Dimensão e suporte

2 u. i. (1 cx.; 1 pt.); papel

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

O colégio Alexandre Herculano foi um estabelecimento de ensino primário e secundário fundado em Coimbra. Iniciou a sua atividade no ano letivo de 1923-24, tendo estado sempre instalado na Rua Venâncio Rodrigues, nº 6, em Coimbra. O contrato de arrendamento do edifício é de Julho de 1923. Manteve atividade regular até 1974, dissolvendo-se em 1979, na sequência do trespasse à Cooperativa de Ensino de Coimbra. A história do CAH está intimamente ligada à família Santos Coelho, em particular, Maria Aurora dos Santos Coelho e Hermínia do Rosário dos Santos Coelho, duas das fundadoras, responsáveis pelo seu desenvolvimento e direção pedagógica, sendo Maria Aurora, oficialmente, a Diretora. O alvará de funcionamento passou a definitivo em 1933. À época o CAH tinha 18 alunas internas e 150 alunos externos de ambos os sexos. No início de 1979 o Colégio foi trespassado para a Cooperativa de Ensino de Coimbra, que tinha já absorvido outros sete colégios privados, não religiosos, de Coimbra.

História custodial e arquivística

Documentação entrada por doação no dia 4 de Janeiro de 2012.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Oferta da arquitecta Margarida Santos Coelho.

Âmbito e conteúdo

Integrado, embora, nos arquivos pessoais e familiares, trata-se, de facto, de uma coleção de documentos recolhidos e organizados pela doadora. A coleção contém a seguinte documentação: 1. Uma fotografia de conjunto do CAH (década de 1930), acompanhada de um texto explicativo; 2. Um conjunto de “Programas de Festas do CAH”, de 1924 a 1973, com texto da doadora; 3. Uma pasta com documentos (a inventariar); 4. Um álbum de fotografias da festa do CAH de 1953, oferecido pelas alunas Armanda e Maria Isabel Serra; 5. Quatro fotografias dos anos 1937, 1942, 1948 e 1950, com a indicação, no verso, da data e dos nomes dos alunos; 6. Vários documentos do CAH, a saber: a) Requerimentos; b) Registo do nome do CAH; c) Número de alunas; d) Diplomas das diretoras; e) Escritura de arrendamento do imóvel; f) Diplomas religiosos para missas por alma de 13 pessoas da Família Santos Coelho; g) Diploma de sócio benemérito da Liga dos Combatentes da Grande Guerra e rascunho de carta de agradecimento; h) Dois diplomas de Hermínia e Maria Aurora como irmãs da Santa Casa da Misericórdia do Porto (onde construíram jazigo); i) Ca. de 38 diplomas do ensino primário de alunas (que os não levantaram).

Ingressos adicionais

Não se prevêem ingressos futuros

Sistema de organização

Documentação não tratada arquivisticamente, mas com organização tipológica e temática pelas colecionadoras.

Condições de acesso

Livre

Condições de reprodução

Livre

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Guia de remessa e Recenseamento

Data de publicação

17/05/2021 11:56:39