Plano de classificação

Belisário Pimenta

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Belisário Pimenta

Detalhes do registo

Nível de descrição

Coleção   Coleção

Código de referência

PT/AUC/COL/BP

Tipo de título

Atribuído

Título

Belisário Pimenta

Datas de produção

1514  a  1949 

Datas de acumulação

1879 - 1969

Dimensão e suporte

37 u. i. (15 cx., 22 liv.); pergaminho e papel.

Extensões

15 Caixas
22 Livros

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Militar de carreira, nasceu em Coimbra a 3 de outubro de 1879. Frequentou o curso dos liceus e fez os preparatórios para a Escola do Exército.Terminados os estudos seguiu a carreira militar, em 1903 foi promovido a alferes e em 1910 passou a ser comissário da Polícia de Coimbra. A sua vida militar decorreu até 1939, e por motivos políticos, passou à reserva. Das várias obras que publicou, dedicou especial atenção à história militar e colaborou na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Foi presidente do Conselho de Arte da 2ª Circunscrição, sócio do Instituto de Coimbra, da Associação dos Arqueólogos Portugueses e da Revista Militar. Como historiador e investigador que era passou muitas horas no AUC, a pesquisar documentos que versavam sobre temas relativos ao concelho de Miranda do Corvo, suas gentes e invasões Francesas.Morre em Lisboa a 11 de novembro de 1969 e por decisão testamentária deixou à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra a sua livraria e o seu arquivo pessoal.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doações feitas pelo colecionador entre 1944 e 1967.

Âmbito e conteúdo

Este conjunto documental é constituído, essencialmente, por cópias de documentos manuscritos existentes em bibliotecas, arquivos públicos e privados, na sua maioria referentes ao concelho de Miranda do Corvo. Contem, ainda, o Foral Manuelino do Couto de Semide, o Compromisso da Irmandade da Senhora da Boa Morte de Miranda do Corvo, o tombo da Câmara Municipal e coleções de recortes de jornais, desenhos, litografias, gravuras, fotografias, prospetos, retratos, registos de Santos, entre outras. Da coleção faz, ainda, parte um conjunto de índices e ficheiros onomásticos dos residentes/naturais do concelho de Miranda do Corvo (1578 a 1946), feitos pelo colecionador.

Sistema de organização

Documentação não tratada arquivísticamente.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Guia de coleções particulares do AUC (1999-2000) e recenseamento das unidades de instalação.

Unidades de descrição relacionadas

Completiva: Na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra existe um conjunto documental, constituído por manuscritos e correspondência deste investigador, legada em 31 de agosto de 1970, por disposição testamentária.

Notas de publicação

Referência bibliográficaCASTRO, Maria João (1999-2000) - Guia das Coleções particulares do A.U.C. In Boletim de arquivo da Universidade de Coimbra. Vol. XIX-XX.

Data de publicação

13/05/2021 08:19:07