Plano de classificação

Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/MC/MNSMA

Tipo de título

Controlado

Título

Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro

Datas de produção

1457  a  1886 

Datas de acumulação

1457-1834 (?)

Dimensão e suporte

33 u. i. (2 cx., 31 liv.); papel.

Extensões

31 Livros
2 Caixas

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

O Mosteiro da Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro, também designado São Domingos de Aveiro, era masculino, e pertencia à Ordem dos Pregadores (Dominicanos). A fundação do mosteiro foi autorizada por breve do Papa Martinho V, datado de 13 de março (apesar de haver autores que antecipam a redação do breve para 19 de fevereiro), em resposta ao pedido do Infante D. Pedro, filho do Rei D. João I, no ano de 1423. A 23 de maio desse mesmo ano o próprio Infante D. Pedro terá dado início à construção do mosteiro, com a colocação da primeira pedra, sob a invocação de Nossa Senhora do Pranto, tendo depois sido chamado Mosteiro de Nossa Senhora da Piedade e, por mudança de invocação, passou a designar-se Mosteiro Nossa Senhora da Misericórdia. Em 1464, o bispo de Coimbra, D. Jorge de Almeida, grande impulsionador desta obra, sagrou a igreja do mosteiro.No âmbito da "Reforma geral eclesiástica" de 1834, empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, pelo Decreto de 30 de maio, foram extintos todos os mosteiros, e os seus bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional, tendo sido feito inventário dos bens a 9 de junho desse mesmo ano.

Âmbito e conteúdo

Documentos de gestão patrimonial e financeira do mosteiro nomeadamente: escrituras de agravo, arrematações, compras e sentenças; foros e juros; tombos; rendas; receitas; obrigações; memórias e legados; livros do celeiro, entre outros.

Sistema de organização

Documentação não tratada arquivisticamente.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Recenseamento.

Unidades de descrição relacionadas

Completiva: PT, TT. Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro (F). Código PT/TT/MNSMA. Genérica: PT, AUC, Direção de Finanças de Aveiro(F), Extinto Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro (SSEc). Código de Referência: PT/AUC/ACD/DFAVR/APN-EMNSMA.Genérica: PT, TT, Ministério das Finanças (F), Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro (DC). Código de Referência: PT/TT/MF-DGFP/E/001/00036 .

Notas de publicação

Referência bibliográficaFerreira, A. J. L. C. (2005). Poder, prestígio e imagem no antigo convento de São Domingos de Aveiro. [on-line] Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4727/2/Volume%202-Documentos.pdf. Acedido a 16-12-2013.

Data de publicação

13/05/2021 08:19:28