Convento de Santo António dos Olivais de Coimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Convento de Santo António dos Olivais de Coimbra

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/MC/CSAOCBR

Tipo de título

Formal

Título

Convento de Santo António dos Olivais de Coimbra

Datas de produção

1597  a  1834 

Dimensão e suporte

1 u. i. (cx.); papel.

Extensões

1 Caixa

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Em 1217-1218 foi fundado um eremitério de franciscanos junto a uma antiga capela dedicada a Santo Antão, que existia nos arredores de Coimbra, desde os alvores do século XIII, de onde saíram os franciscanos que viriam a ser os cinco Mártires de Marrocos. Foi neste eremitério que, no ano de 1220, Fernando Martins de Bulhões, que vivia na opulência dos crúzios, deu entrada depois de decidir pautar a sua vida pela pobreza dos franciscanos, mudando, inclusivamente, de nome e passando a chamar-se António. Escassos anos depois, movido pelo exemplo dos mártires, decidiu partir para Marrocos para evangelizar.Em 1247, os frades abandonam os Olivais e instalam-se no Convento de São Francisco da Ponte, em Santa Clara, continuando o Convento, agora sob a evocação a Santo António, a ser um local de peregrinação.Durante o século XVI os franciscanos capuchos, da Província da Piedade, tornaram-se proprietários do templo, que mais tarde foi entregue à Província da Soledade, em função da divisão administrativa da Ordem, em 1673. No âmbito da "Reforma geral eclesiástica" de 1834, empreendida pelo ministro e secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, pelo Decreto de 30 de maio, foram extintos todos os conventos, e os seus bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional tendo, a 7 de junho desse mesmo ano, sido feita a inventariação dos bens e a descrição do edifício.

Âmbito e conteúdo

Autos, escrituras, inventários, petições, processos de litígio, provisões, testamentos, entre outros.

Sistema de organização

O fundo está organizado em séries documentais, de acordo com a tipologia formal dos atos administrativos. Dentro de cada série, as unidades de instalação estão ordenadas cronologicamente.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Recenseamento.

Unidades de descrição relacionadas

Genérica: Inventário de extinção do Convento de Santo António dos Olivais de Coimbra (DC). Código: PT/TT/MFDGFP/E/001/00116

Data de publicação

14/05/2021 13:19:49