Mosteiro de São Pedro de Roriz
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AUC/MC/MSPR
Tipo de título
Formal
Título
Mosteiro de São Pedro de Roriz
Datas de produção
1298
a
1572
Dimensão e suporte
5 u. i. (1 liv., 4 pt (160 doc.); papel e pergaminho
Entidade detentora
Arquivo da Universidade de Coimbra
História administrativa/biográfica/familiar
Mosteiro que teve origem num cenóbio de monges beneditinos que já existiria em 887, tendo sido dado, mais tarde, à condessa Mumadona Dias, por D. Afonso (rei de Leão e da Galiza).Em 1173, D. Afonso Henriques entregou-o à Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Localizado na freguesia de Roriz, concelho de Santo Tirso, possuía vastas terras, dispersas por Ruivães, Framil, Formariz, Cartemil, Framil, Lobazim, etc.Foi administrado por abades comendatários, a partir de 1492, data em que D. João II, por autoridade do Papa Inocêncio IV, fez dele uma comenda. Foi também abrangido pelas reformas eclesiásticas do séc. XVI e, após a morte do último abade comendatário, em 1560, os seus bens regressaram à coroa. Foi considerado extinto em 1573, ano em que foi doado todo o seu património ao Colégio de S. Paulo de Braga, da Companhia de Jesus.
Âmbito e conteúdo
Inclui um livro de registo de foros (1502-1550) e uma colecção de pergaminhos que retratam, sobretudo, a adminstração do património do mosteiro. Entre estes pergaminhos contam-se cartas de composição, sentenças, emprazamentos, cartas de obrigação que dão a conhecer os bens localizados em Vila Chã, Negrelos, S. Martinho do Campo, Recesinhos, Framil, Lobazim, etc., bem como documentos pontifícios sobre a anexação de igrejas ao padroado do mosteiro, podendo citar-se a bula do Papa Paulo III, de incorporação da igreja de S. Martinho do Campo, por consentimento de D. João III, por ser igreja do padroado real.
Sistema de organização
Ordenação cronológica.
Instrumentos de pesquisa
Pereira, Gabriel - Catalogo de pergaminhos do cartorio da Universidade de Coimbra. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1881.
Notas
Após a extinção da Companhia de Jesus, em 1759, os seus bens viriam a ser anexados à Universidade de Coimbra, em 1774, incluindo os bens do extinto Mosteiro de São Pedro de Roriz.
Publicador
anamaria
Data de publicação
02/09/2021 15:37:32