Confraria de Santa Maria Madalena de Montemor-o-Velho

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Confraria de Santa Maria Madalena de Montemor-o-Velho

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/CIM/CSMMM

Tipo de título

Formal

Título

Confraria de Santa Maria Madalena de Montemor-o-Velho

Datas de produção

1480  a  1532 

Dimensão e suporte

2 liv.; pergaminho

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Instituição de carácter assistencial, a pobres e enfermos, que possuía também um hospital, tendo sido erigida junto à igreja de Santa Maria Madalena, de Montemor-o-Velho. Desconhece-se a data exacta da sua fundação, sendo conhecidos documentos que a ela se referem já em 1426. Recebeu como confrades homens e mulheres, sobrevivendo com os bens patrimoniais que lhe eram entregues por legado pio. Possuiu regimento e compromisso dado em 1495 pelo rei D. Manuel, de que se conhece traslado feito em 1790. Parte dos seus rendimentos , os designados "sobejos das rendas" foram anexados ao Hospital Real de Coimbra, em 1568. Findou a sua existência em 1588, pois por Provisão régia de 1 de junho desse ano, determinou-se a anexação de todos os seus bens ao referido hospital.

Âmbito e conteúdo

Inclui tombos de bens da confraria, de 1480 e de 1519, com indicação do nome dos confrades e bens patrimoniais que estes doaram à Confraria. O primeiro, em forma de traslado, foi elaborado por João de Bolonha, escudeiro e tabelião público em Montemor-o-Velho e, também ele, confrade da dita instituição. Neste tombo ficaram também registadas as entradas de confrades, sendo o último registo desta natureza de 1532. O segundo tombo foi ordenado por Diogo Lopes Pratas, juiz ordinário de Montemor-o-Velho, sendo também um traslado de documentos, não datados, que lhe foram apresentados pelos confrades.

Sistema de organização

Ordenação cronológica.

Instrumentos de pesquisa

Recenseamento

Unidades de descrição relacionadas

Hospital Real de Coimbra (FD)

Notas

O tombo de 1519 está encadernado com o tombo de bens do Hospital Real de Coimbra, situados em Montemor-o-Velho, Anços e Borralha, datado de 1634.

Data de publicação

13/05/2021 07:23:14