Francisco Gomes Teixeira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Francisco Gomes Teixeira

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/PFM/FGT

Tipo de título

Formal

Título

Francisco Gomes Teixeira

Datas de produção

1886  a  1924 

Dimensão e suporte

10 u. i. (8 cx., 2 pt.); papel.

Extensões

8 Caixas
2 Pastas

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Francisco Gomes Teixeira nasceu em S. Cosmado, Armamar, Viseu a 28 de janeiro de 1851. Em 1869 matriculou-se na Universidade de Coimbra e em 1874 concluiu o curso de Matemática com a classificação máxima, vinte valores. No ano seguinte fez o doutoramento com a mesma classificação.Foi professor em Coimbra até 1883, ano em que foi nomeado professor e diretor da Academia Politécnica do Porto.Nesta Instituição foi diretor até 1911, ano em que esta foi transformada em Faculdade de Ciências. Foi Reitor da Universidade do Porto de 1911 a 1917, e Reitor Honorário até 1919. Ao longo da sua vida recebeu vários prémios, de que destacamos: o da Real Academia de Ciências Exactas, Físicas Y Naturales de Madrid, em 1900; o Prémio Binoux da Académie des Sciences de France, em 1917.Jubilou-se em 1921 na Universidade do Porto, mas foi reconduzido, tendo exercido até 1929.Também foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pelas Universidades Central de Madrid, Toulouse e de Santiago do Chile. De entre os diversos artigos e obras publicadas salientamos: Apoteose de S. Francisco de Assis; Santo António de Lisboa; História da Matemática em Portugal.Mas a sua obra de maior vulto é o Tratado das Curvas, premiado pela Academia das Ciências de Madrid em 1900, publicado em língua francesa em 1917, reeditado em Nova Iorque em 1971 e em Paris em 1995.Faleceu em 1933 na cidade do Porto, jaz sepultado na igreja Matriz de São Cosmado.

Âmbito e conteúdo

Essencialmente constituído pela correspondência que manteve com grandes personalidades da ciência e da cultura de diversos países do mundo, nomeadamente: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, México, Noruega, Polónia, Roménia, Rússia, Suécia, Suíça e Uruguai.Uma coleção de 129 volumes de extratos e separatas de Matemática, que lhe tinham sido oferecidos pelos respetivos autores e à qual acrescentou um índice.

Sistema de organização

A documentação está organizada por ordem alfabética do nome dos países de onde foram enviadas as cartas.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Índice da correspondência, manuscrito, elaborado pelo próprio Francisco Gomes Teixeira.

Notas de publicação

Referência bibliográficaCASTRO, Maria João - “Guia das Coleções particulares do A.U.C.”. Boletim de arquivo da Universidade de Coimbra. Vol. XIX-XX. (1999-2000), pp. 309-327.

Data de publicação

14/05/2021 11:31:29