Mosteiro de São Martinho de Cucujães
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AUC/MC/MSMCJ
Tipo de título
Formal
Título
Mosteiro de São Martinho de Cucujães
Datas de produção
1500
a
1908
Datas de acumulação
Séc. XVI -1834
Dimensão e suporte
80 u. i. (10 cx., 67 liv., 3 pt.); papel.
Extensões
10 Caixas
67 Livros
3 Pastas
Entidade detentora
Arquivo da Universidade de Coimbra
História administrativa/biográfica/familiar
O Mosteiro de São Martinho de Cucujães, também designado por Convento de São Martinho do Couto de Cucujães, era masculino e, à data da sua extinção, pertencia à Ordem e à Congregação de São Bento. A sua fundação é anterior à da nacionalidade. D. Afonso Henriques fez doação do Couto ao Mosteiro, em 1139 (1177, era de César) que, a esta data, já tinha abade e monges.Por provisão de 7 de dezembro de 1575 o mosteiro passa para a posse de D. Sebastião.A sua integração na Congregação de São Bento de Portugal, só ocorreu a 1588, permanecendo dos mais modestos que desde logo se deduz pelo número reduzido de abades que podia sustentar (4 a 7).No âmbito da "Reforma geral eclesiástica" de 1834, empreendida pelo ministro e secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, pelo Decreto de 30 de maio, foram extintos todos os mosteiros masculinos, e os seus bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.
Âmbito e conteúdo
Documentos de administração patrimonial e financeira do mosteiro, nomeadamente: acórdãos, alvarás, privilégios, autos, inquirições, cartas de arrematação, citatórias, precatórias, correspondência, documentos papais, licenças, libelos, procurações, provisões, róis, sentenças e execuções, tombos, vedorias, entre outros.
Sistema de organização
Documentação não tratada arquivisticamente.
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Recenseamento.
Notas de publicação
Referência bibliográficaINSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - "Ordens monástico-conventuais: inventário: Ordem de São Bento, Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Ordem dos Frades Menores, Ordem da Conceição de Maria." Coord. José Mattoso, Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha. Lisboa: IAN/TT, 2002. XIX, 438 p. ISBN 972-8107-63-3. Matoso, J. (1970). Documentos beneditinos da Torre do Tombo.
Data de publicação
17/05/2021 17:46:34