Mosteiro de Santo Antão de Benespera

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Mosteiro de Santo Antão de Benespera

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/MC/MSAB

Tipo de título

Formal

Título

Mosteiro de Santo Antão de Benespera

Datas de produção

1458  a  1544 

Dimensão e suporte

14 u. i. (1 liv.; 1 pt.; 12 doc.); papel e pergaminho

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Localizado em Benespera, freguesia do concelho da Guarda, foi o primeiro mosteiro da Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Antão, também designados por Hospitalários de Santo Antão, a ser fundado em Portugal, no reinado de D. Sancho II, no séc. XIII. Esta ordem, com origem em França, tinha como propósito o cuidado dos enfermos e a actividade pastoral. A reforma assistencial, operada em Portugal no séc. XVI, ditou o fim da ordem monástica de Santo Antão e o Mosteiro de Santo Antão de Benespera foi extinto e os seus bens foram anexados ao Colégio de Jesus de Coimbra, em 1543, por um período de cem anos. Foram depois, perpetuamente anexados, por bula do Papa Paulo III, de 1550. A partir desta data o referido colégio continua a administrar o que fora o património do Mosteiro, designando-o por foros do Mosteiro de Santo Antão.Os seus bens estavam localizados em Benespera, Nogueira, Penedono, Cepões, Quintela, Meda e também no termo de Moncorvo, em Açoreira.

Âmbito e conteúdo

Inclui um volume em que estão encadernados diversos autos cíveis, de 1491 a 1517, relativos a questões de administração de bens.Inclui também alguns documentos avulsos, de 1515 a 1533, relativos a foros pagos pelos moradores de Benespera, entre os quais se contam alvarás régios, sendo comendador de Santo Antão o desembargador doutor Rui Lopes. Inclui ainda documentos régios e pontifícios relativos, em pergaminho, relativos a privilégios do mosteiro, bem como uma sentença (1458) contra os moradores de Benespera, sobre a pensão, de trigo e galinhas, paga ao mosteiro.

Sistema de organização

Ordenação cronológica do acervo pergamináceo.

Instrumentos de pesquisa

Recenseamento e Pereira, Gabriel - Catalogo dos pergaminhos do cartorio da Universidade de Coimbra. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1881.

Data de publicação

27/04/2021 17:14:45