Mosteiro de Santo Antão de Benespera
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AUC/MC/MSAB
Tipo de título
Formal
Título
Mosteiro de Santo Antão de Benespera
Datas de produção
1458
a
1544
Dimensão e suporte
14 u. i. (1 liv.; 1 pt.; 12 doc.); papel e pergaminho
Entidade detentora
Arquivo da Universidade de Coimbra
História administrativa/biográfica/familiar
Localizado em Benespera, freguesia do concelho da Guarda, foi o primeiro mosteiro da Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Antão, também designados por Hospitalários de Santo Antão, a ser fundado em Portugal, no reinado de D. Sancho II, no séc. XIII. Esta ordem, com origem em França, tinha como propósito o cuidado dos enfermos e a actividade pastoral. A reforma assistencial, operada em Portugal no séc. XVI, ditou o fim da ordem monástica de Santo Antão e o Mosteiro de Santo Antão de Benespera foi extinto e os seus bens foram anexados ao Colégio de Jesus de Coimbra, em 1543, por um período de cem anos. Foram depois, perpetuamente anexados, por bula do Papa Paulo III, de 1550. A partir desta data o referido colégio continua a administrar o que fora o património do Mosteiro, designando-o por foros do Mosteiro de Santo Antão.Os seus bens estavam localizados em Benespera, Nogueira, Penedono, Cepões, Quintela, Meda e também no termo de Moncorvo, em Açoreira.
Âmbito e conteúdo
Inclui um volume em que estão encadernados diversos autos cíveis, de 1491 a 1517, relativos a questões de administração de bens.Inclui também alguns documentos avulsos, de 1515 a 1533, relativos a foros pagos pelos moradores de Benespera, entre os quais se contam alvarás régios, sendo comendador de Santo Antão o desembargador doutor Rui Lopes. Inclui ainda documentos régios e pontifícios relativos, em pergaminho, relativos a privilégios do mosteiro, bem como uma sentença (1458) contra os moradores de Benespera, sobre a pensão, de trigo e galinhas, paga ao mosteiro.
Sistema de organização
Ordenação cronológica do acervo pergamináceo.
Instrumentos de pesquisa
Recenseamento e Pereira, Gabriel - Catalogo dos pergaminhos do cartorio da Universidade de Coimbra. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1881.
Data de publicação
27/04/2021 17:14:45