Provedoria da Comarca de Coimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Provedoria da Comarca de Coimbra

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/ACD/PCC

Tipo de título

Formal

Título

Provedoria da Comarca de Coimbra

Datas de produção

1626  a  1935 

Dimensão e suporte

295 u. i. (15 cx., 280 liv.); papel.

Extensões

15 Caixas
280 Livros

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

O Decreto-lei n.º 23 de 16 de maio de 1832 de Mouzinho da Silveira estabelece a nova organização administrativa do País. Dividiu o País em Províncias, Comarcas e Concelhos, os quais seriam administrados respetivamente por prefeitos, subprefeitos e provedores, todos de nomeação régia, assegurando assim o equilíbrio entre o poder central e local.Os provedores eram magistrados de nomeação régia e escolhidos entre os que exerceram as funções de Juiz de fora. As suas funções eram administrativas, judiciais e financeiras, zelando também pelos interesses da Fazenda Real. Segundo César de Oliveira “O provedor era considerado como “o depositário único e exclusivo da autoridade administrativa” e competia-lhe uma série de funções que exercia, paralelamente e em liderança da Câmara municipal. Entre essa série de funções contavam-se as seguintes: obedecer às diretivas do prefeito e do subprefeito; executar as deliberações da câmara municipal; realizar as operações do registo Civil; exercer funções de polícia e de manutenção da ordem pública, realizar a superintendência das escolas e assegurar o recrutamento de mancebos para o exército ”.Fundo de grande importância para a história administrativa, económica e social do distrito dos séculos XVII até às primeiras décadas do século XX.

Âmbito e conteúdo

Contém diversas séries documentais, tais como: Alvarás; Capelas; Comendas; Contabilidade/Fazenda; Copiadores de Ofícios Expedidos; Coutos; Escrituras; Fianças; Inventários; Legados Pios; Autos de Contas; Certidões; Correspondência; Privilégios; Provisões; Registos Gerais da Provedoria; Sentenças; Sequestros; Testamentos, entre outras.

Sistema de organização

O presente inventário tem como unidade básica de descrição a série (SR) e, sempre que existentes, suas subséries (SSR).No inventário optou-se por um critério de ordenação alfabético das séries, respeitando-se dentro de cada série a identificação e evolução legal e administrativa dos diferentes órgãos responsáveis pela produção documental.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário, em linha, disponível em http://www.uc.pt/auc/fundos/ficheiros/PROV_ComarcaCoimbra

Notas de publicação

Referência bibliográficaCAPELO, Ludovina Cartaxo (2010) - Inventário da Provedoria da Comarca de Coimbra, 1658 – 1935.

Notas

Da série: Testamentos (1625-1935) foi feita uma Base de Dados com um total de 12 390 testamentos, cujos campos descritos são: Livro/ano; Folha; Cota; Testador; Estado civil; Local; Data do Testamento; Data da Aprovação; Data da Abertura; Data do Cumprimento e Observações.

Data de publicação

13/05/2021 17:10:43