Compromissos, Estatutos, Regulamentos e Memórias

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Compromissos, Estatutos, Regulamentos e Memórias

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/CRSI/CIM/CRSI/006

Tipo de título

original

Título

Compromissos, Estatutos, Regulamentos e Memórias

Datas de produção

1612  a  1926 

Âmbito e conteúdo

Ilustra os estatutos de 1926, dispostos em 9 artigos, assinados pelo presidente padre Manuel d’Abranches Martins, pelo padre Abílio Lopes de Sousa, pelo secretário João Pereira Melo …, pelo tesoureiro D. Miguel Osório Cabral de Alarcão e pelos vogais Jerónimo Bernardo Lima, Francisco … Castro Pina, … Mendes Pimentel, Eudardo … e Fernando … Inclui o Regulamento do sacristão da Confraria indicando quais as suas obrigações em 14 artigos. Tem nota manuscrita em como foi aprovado em sessão de 19 de Julho de 1899.Engloba ainda documentos que, de alguma forma, retratam as memórias da Confraria nomeadamente: uma cópia do auto de abertura do túmulo da Rainha Santa em 1612, o termo da entrega provisória do convento de Santa Clara à Confraria, uma declaração do presidente da Confraria Dr. Francisco José de Sousa Gomes, datada de 3 de Janeiro de 1894, em como recebeu do chefe da 1ª esquadra o livro sobre a vida da Rainha D. Isabel, que se encontrava extraviado há vários anos, um orçamento para a construção de um muro, pórtico e gradeamento para vedação do pátio do convento de Santa Clara, entre outros.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Muito bom estado de conservação.

Existência e localização de originais

No arquivo do Governo Civil de Coimbra (FD), Tutela Administrativa (SC), Instituições de Assistência (SSC), Regulamentos (SR), localizado no Arquivo da Universidade de Coimbra, encontramos o "Novo Compromisso da Real Confraria da Rainha Santa Isabel Protectora de Portugal erecta a 2 de Julho de 1647 na Egreja do Real Mosteiro de Santa Clara d'esta cidade de Coimbra. 1891" (exemplar n.º3).

Existência e localização de cópias

Na série Festas encontramos uma cópia dos compromissos entregues a irmãos espanhóis, em 15 de Julho de 1960 (dossier 1).

Unidades de descrição relacionadas

Na série Actas e Eleições são referidas as datas das alterações feitas aos Compromissos da Irmandade ao longo dos séculos. Por exemplo: em sessão de 24 de Julho de 1888 foi discutida e aprovada a reforma do Compromisso e eleita a comissão para o fazer (liv.1 – fl.112); em sessão de 15 de Janeiro de 1891 foi apresentado o “Novo Compromisso da Real Confraria da Rainha Santa Isabel, protectora de Portugal, erecta na igreja do Real Mosteiro de Santa Clara desta cidade de Coimbra. 1891”, redigido em 88 artigos (liv.2 – fl.9v.-10); em sessão de 5 de Novembro de 1892 noticia-se que se encontram impressos 500 exemplares do Compromisso da Confraria, a ser distribuído por todos os confrades (liv.2 – fl.25v.); em sessão de 15 de Outubro de 1927 é referida a intenção de formular um projecto de reforma do Compromisso para que esteja de acordo com a legislação eclesiástica, com o código do Direito Canónico e com as novas constituições da diocese de Coimbra (liv.4 – fl.7v.); em sessão de 2 de Junho de 1928 discutiu-se o projecto de reforma do novo Compromisso, de cuja redacção ficou incumbido o Dr. António de Vasconcelos (liv.4 – fl.10); em sessão da Assembleia-geral de 14 de Julho de 1928 foram lidos e aprovados os dezasseis artigos propostos de reforma (liv.4 – fl.20); em sessão de 24 de Outubro de 1928, o presidente anuncia que a reforma do Compromisso obtivera aprovação plena da autoridade eclesiástica, por portaria episcopal de 12 de Agosto, e da autoridade civil, por alvará do governador civil de 10 de Outubro (liv.4 – fl.23); em sessão de 22 de Janeiro de 1932 indica-se que ficou concluída e impressão do Compromisso reformado e dos seis regulamentos internos da Confraria (liv.5 – fl.36); há uma nova reforma do Compromisso referenciada em sessão de 1 de Junho de 1935 (liv.5 – fl. 98v.).

Notas

Título atribuído

Data de publicação

13/05/2021 18:03:54