Polícia de Investigação Criminal de Coimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Polícia de Investigação Criminal de Coimbra

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/AC/PICCBR

Tipo de título

Formal

Título

Polícia de Investigação Criminal de Coimbra

Título paralelo

PIC

Datas de produção

1892  a  1949 

Dimensão e suporte

437 u.i. (103 liv., 334 pt.); papel

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

A Polícia de Investigação Criminal teve a sua origem no Corpo da Polícia Civil criada por D. Luís, por Decreto de 2 de julho de 1867, publicado a 8 do mesmo mês e ano. Ficava assim decretada a existência do Corpo de Polícia Civil em todas as capitais de distrito, na dependência direta do Ministério da Justiça do Reino, competindo-lhes “descobrir os crimes ou delitos ou contravenções, coligir provas e entregar os criminosos aos tribunais", bem como “formar autos de investigação de todos os crimes”, entre outras.Já sob a tutela do Ministério do Interior, em 17 de outubro de 1910, no âmbito da reorganização do “antigo Corpo de Polícia Civil”, esta Instituição passava a designar-se Polícia Cívica.Em 1918, o Decreto 4.166, de 29 de abril, com o intuito de reformar o sistema policial, colocava os serviços da polícia na dependência da Direção Geral da Segurança Pública, subdividida em repartições, entre elas a Polícia de Investigação, subordinada ao que atualmente designamos Governo Civil Distrital. Em 1922 a polícia Cívica sofreu uma profunda reestruturação, pelo Decreto n.º 8.435 de 21 de outubro, subdividindo-a em quatro secções, vocacionados para áreas específicas de atuação, entre elas a Polícia de Investigação Criminal (PIC), daí alguns entenderem esta data como a da criação deste corpo de polícia. Por Decreto 14.657, de 5 de dezembro de 1927, os Serviços da Polícia de Investigação passaram à dependência do Ministro da Justiça e dos Cultos. Em 1935 é extinta a Direção Geral da Segurança Pública.

Localidade

Localidade descritiva

Coimbra

História custodial e arquivística

Em cumprimento de determinação da Direção Geral do Ensino Superior e das Belas Artes, assinada pelo Inspetor das Bibliotecas e Arquivos, a documentação proveniente da Inspeção de Coimbra da Polícia Judiciária, foi incorporada no AUC entre 16 de maio e 1 de agosto de 1969.

Âmbito e conteúdo

O acervo é constituído por documentação com funções-meio, nomeadamente: gestão financeira, patrimonial de recursos humanos e documentação com funções-fim, concretamente: registo de cadastrados, queixosos e arguidos, registo de ocorrências e participações, processos sumários e de investigação, entre outras.

Sistema de organização

O fundo foi classificado em séries documentais, de acordo com a tipologia dos atos administrativos. Estas encontram-se dispostas por ordem alfabética, estando as unidades de instalação ordenadas cronologicamente dentro de cada série.

Condições de acesso

É vedada a consulta a esta documentação, salvo mediante autorização escrita do dirigente do organismo que tutela o produtor da documentação ou da Direção de Serviços de Planeamento, Qualidade e Avaliação do referido organismo.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário e recenseamento das unidades de instalação.

Unidades de descrição relacionadas

Completiva: PT, AUC, Governo Civil de Coimbra (F). Código de referência:PT/AUC/ACD/GCC.Sucessora: PT, AUC , Polícia Judiciária de Coimbra (F). Código de referência:PT/AUC/AC/PJC.

Data de publicação

16/05/2021 20:07:15