Paróquia de Vila Cova de Alva

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de Vila Cova de Alva

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/PAR/AGN18

Tipo de título

Formal

Título

Paróquia de Vila Cova de Alva

Datas de produção

1530  a  1911 

Dimensão e suporte

129 u.i.; papel

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Foi priorado da apresentação da Mitra de Coimbra, cujos bispos eram seus donatários. Teve foral dado pelo bispo de Coimbra, D. João Galvão, em janeiro de 1471, que cita outro anterior, dado por D. Estêvão Anes, entre 1304 e 1318. O foral foi confirmado por D. Manuel I a 12 de setembro de 1514. Vila Cova foi sede de concelho, só extinto em 1836. Teve juiz ordinário, vereadores, procurador do concelho, escrivão da Câmara, escrivão do Judicial, de notas e de órfãos, e companhia de ordenanças. Em 1840, pertencia ao concelho de Coja, extinto por decreto de 31 de dezembro, passando então para o de Arganil. Também designada por Vila Cova de Sub Avô ou apenas por Vila Cova, passou a ter a atual designação pela Lei nº 1625, de 25 de julho de 1924.

Localidade descritiva

Vila Cova de Alva, Arganil

História custodial e arquivística

A incorporação da documentação paroquial da diocese de Coimbra no AUC iniciou-se a partir de 1921, oriunda do Seminário de Coimbra que era à época a entidade detentora.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência obrigatória findos os prazos legais (100 anos) todos os cinco anos. Proveniente do Seminário de Coimbra, na 1ª fase, em 1921, e depois, de forma mais ou menos regular da Conservatória do Registo Civil de Arganil, de acordo com o fixado na legislação aplicável.

Âmbito e conteúdo

Documentação formada por livros que se agrupam em quatro séries: mistos (que englobam registos de batismos, casamentos e óbitos ou apenas dois dos registos anteriores); batismos; casamentos e óbitos.

Sistema de organização

Organização original. Classificação por séries, pela tipologia documental, e ordenação cronológica dentro de cada série.

Condições de acesso

O seu acesso é livre aos leitores, salvo os exemplares em eventual mau estado de conservação.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, vol. I, Centro e Sul; inventário em versão informática Archeevo (base de dados de descrição arquivística) na WEBpage do AUC.

Notas

As datas dos livros de registos de óbitos apresentam-se sem sequência cronológica perfeita. Existem hiatos temporais nos livros de registos de baptismos (1780-1860) e de casamentos (1788-1840).

Data de publicação

17/05/2021 15:15:58