Comissão Administrativa do Plano de Obras da Cidade Universitária de Coimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Comissão Administrativa do Plano de Obras da Cidade Universitária de Coimbra

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/ACD/CAPOCUC

Tipo de título

Formal

Título

Comissão Administrativa do Plano de Obras da Cidade Universitária de Coimbra

Datas de produção

1934  a  1986 

Dimensão e suporte

2.124 u. i. (64 liv., 1722 pt., 120 cx., 130 doss., 88 rl.); papel

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

O Ministério das Obras Públicas e Comunicações, por Portaria de 4 de dezembro de 1934, encarregou os arquitetos Raul Lino e Luís Benavente de redigirem um projeto de urbanização, em torno do núcleo de edifícios já existentes na Universidade de Coimbra, propondo a sua expansão, de acordo com as necessidades da Universidade, reveladas já ao Ministério pelos seus reitor e professores. Por Portaria de 11 de dezembro de 1934, foi nomeada a Comissão para redigir um programa que servisse de base à elaboração do plano geral das novas instalações da cidade universitária de Coimbra. Por Portaria de 28 de agosto de 1939 (D. G., 2.ª série, de 6 de setembro) foi nomeada uma outra comissão que sucedeu a esta primeira comissão, para elaborar o programa das obras a concretizar. Esta Comissão era presidida pelo reitor da Universidade e formada por engenheiros diretores-delegados e vogais arquitetos, nomeados pelo mesmo Ministério, entre os quais podem referir-se (como os que inicialmente a constituiram): o reitor Doutor Maximino Correia, o arquiteto José Ângelo Cottinelli Telmo, Dr. Armando Stichini Vilela e o Eng. Manuel Duarte Moreira de Sá e Melo. O Decreto Lei n.º 31576, do Ministério das Obras Públicas e Comunicações, de 15 de outubro de 1941, criou a CAPOCUC (Comissão Administrativa do Plano de Obras da Cidade Universitária de Coimbra). Por sua vez, o Decreto Lei n.º 49169, de 5 de agosto de 1969 criou a Direcção Geral de Construções Escolares, integrando nela a CAPOCUC, dando continuidade ao planeamento e à execução de obras na Universidade de Coimbra.

Âmbito e conteúdo

Inclui documentação formada pela correspondência expedida (cópias datilografadas) pela CAPOCUC para diversos Ministérios, Escolas, Universidades, etc. (1941-1969), bem como relatórios elaborados pela comissão desde 1934. Inclui também documentos de despesa, ilustrando as contas de gerência (1942-1969). Inclui ainda relatórios de expropriação de edifícios e terrenos para a construção da cidade universitária. Engloba a correspondência recebida do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (1941-1969). Engloba também processos de adjudicação de obras e contratos selados para a execução das obras da Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Arquivo e Biblioteca da Universidade, Departamento de Matemática, de Química e de Física da FCTUC, bem como as obras de readaptação de outros edifícios, construção de residências universitárias e cantinas, instalações da Associação Académica, Teatro Gil Vicente, Campos de Jogos, etc. Estas últimas instalações, bem como os edifícios dos departamentos da FCTUC foram já realizados pela Direcção Geral de Construções Escolares que sucedeu à CAPOCUC, integrando-a. Reune toda a documentação que ilustra o apetrechamento dos citados edifícios, seu mobiliário, iluminação, equipamento de laboratórios, etc. Retrata a execução de diversas obras de arte, nos edifícios universitários, podendo citar-se, entre outras, as obras dos seguintes pintores e escultores: António Duarte, Barata-Feyo, Severo Portela Junior, Joaquim Rebocho, Numídico Bessone, Leopoldo de Almeida, Vasco Pereira da Conceição, Jorge Barradas, João Abel Manta, etc.

Sistema de organização

Ordenação sequencial de unididades de instalação, seguindo a numeração atribuída, originalmente, no arquivo da CAPOCUC, em uma parte da documentação. Outra parte está ordenada por séries documentais, ordenadas cronologicamente e outra, ainda, não tem qualquer organização.

Instrumentos de pesquisa

Inventário de parte documentação da CAPOCUC.

Notas

Existe documentação inserida em dossiers que estão desmembrados e que foram contabilizados como pastas. Só um tratamento arquivístico detalhado permitirá destrinçar a documentação produzida pela CAPOCUC e pela Direcção Geral de Construções Escolares que lhe sucedeu.

Data de publicação

16/05/2021 13:21:03