Colégio de São Paulo de Braga

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Colégio de São Paulo de Braga

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/MC/CSPB

Tipo de título

Formal

Título

Colégio de São Paulo de Braga

Datas de produção

1391  a  1756 

Datas de acumulação

1560-1756

Dimensão e suporte

59 u. i. (26 cx., 17 liv., 10 mç., 6 pt. (68 doc.); papel e pergaminho

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Na origem deste colégio encontra-se um outro Colégio de São Paulo que foi fundado em Braga, em 1531, pelo arcebispo D. Diogo de Sousa, onde se ensinava Gramática e Lógica, estando dependente do ordinário da diocese. Este prelado atribuiu-lhe estatutos e um património de rendas próprias para se sustenta. Em 1560, o arcebispo D. Fr. Bartolomeu dos Mártires fez a entrega desse edifício à Companhia de Jesus, seguindo as instruções do Cardeal D. Henrique. O arcebispo dotou o Colégio com as rendas e dízimos da igreja de São Salvador de Pereira (c. Barcelos) juntamente com as igrejas anexas de São Tiago de Moldes e Santa Marinha de Remelhe. Neste colégio ensinavam-se, então, as Artes, a Teologia e as Humanidades.O seu património foi alargado com doações particulares, geralmente associadas a legados pios e também doações régias, podendo referir-se a anexação dos bens do extinto Mosteiro de São Pedro de Roriz, em 1573. Recebia também dízimos e passais das seguintes igrejas: São Tomé de Negrelos, Santa Maria de Ferreiros, São Salvador de Pereira, São Salvador de Mazedo, Santa Maria do Vimieiro, Santa Marinha da Portela, São Mamede de Vale de Remígio, São Mamede de Vila Chã, São Pedro de Avioso, etc.Em 1756, por decisão do arcebispo de Braga D. José de Bragança, a Companhia de Jesus teve de sair de Braga, antecipando a data de extinção desta ordem religiosa que viu serem fechados todos os seus colégios em 1759.

Âmbito e conteúdo

Inclui tombos de medição e demarcação de bens, livros de receitas de foros e rendas, livro de registo de correspondência, livro de registo de certidões de missas celebradas na igreja do Colégio, róis de foros e foreiros, etc. Inclui também documentação avulsa formada por contas de receita e despesa, sentenças judiciais, procurações, traslados de documentos de privilégios e documentação pontifícia. Inclui ainda escrituras de emprazamento e aforamento, sentenças cíveis, documentos pontifícios, etc. Integra documentação que proveio do antecessor colégio fundado por D. Diogo de Sousa, nomeadamente escrituras de esambos, arrendamentos, sentenças, produzidas pela Mesa Arcebispal de Braga. Estes documentos são relativos a bens localizados na cidade de Braga e seu termo, sendo na sua maioria, produzidos durante o governo do arcebispo D. Pedro Guerra (1417-1467).Engloba provisões de D. Fr. Bartolomeu dos Mártires, arcebispo de Braga, nomeadamente de 1564 e 1565, relativas às igrejas anexadas ao colégio e sobre as côngruas pagas. Engloba também documentação pontifícia, particularmente bulas e letras executórias.

Sistema de organização

Organização de parte da documentação. A documentação avulsa não está totalmente organizada.

Instrumentos de pesquisa

Recenseamento

Notas

Alguma documentação proveio do antecessor colégio fundado por D. Diogo de Sousa, nomeadamente escrituras de escambos, arrendamentos, sentenças, relativos a bens localizados na cidade de Braga e seu termo, de 1442 a 1554 que foram doados ao Colégio da Companhia de jesus. Esta documentação encontrava-se identificada, no Arquivo da Universidade, como sendo da Mesa Arcebispal de Braga (coleção de pergaminhos - V-3.ª-Móv. 11 - Gav. 7). Do mesmo modo, o documento de 8 de dezembro de 1391, contendo «Letras executórias» dadas em Roma, no pontificado do papa Bonifácio IX, diz respeito ao provimento do priorado de Santa Maria de Vimieiro, igreja que veio a fazer parte do padroado do Colégio de São Paulo de Braga.

Data de publicação

17/05/2021 12:58:39