Plano de classificação

Salema Garção

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Salema Garção

Detalhes do registo

Nível de descrição

Coleção   Coleção

Código de referência

PT/AUC/COL/SG

Tipo de título

Formal

Título

Salema Garção

Datas de produção

1434  a  1921 

Datas de acumulação

1886-1961

Dimensão e suporte

4 u.i. (cx.); papel.

Extensões

4 Caixas

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

José Caetano Mazziotti Salema Garção nasceu em Lisboa a 19 de novembro de 1886, e iniciou os seus estudos no Colégio Militar, passou pela Escola Politécnica de Lisboa e licenciou-se em Engenharia Civil e de Minas na Escola do Exército.Fez carreira militar e serviu o País desde 1912 como alferes engenheiro e passou à reserva em 1918 como major de Engenharia.A partir desta data dedicou-se à investigação mineralógica, e entre 1921 e 1922 registou o minério glucínio e várias jazidas de lítio, ambligonite, lepidolite e alumínio. Foi membro da Ordem dos Engenheiros e do American Institute of Mining and Metalurgical Engineers de Nova Iorque; e procurador à Câmara Corporativa, como representação de empresas mineiras.Possuidor de notável erudição e vasto saber, colecionou ao longo da sua vida verdadeiras preciosidades e reuniu uma das melhores Bibliotecas do país. Esta coleção, que doou ao Arquivo da Universidade de Coimbra entre os anos de 1949-1951, é constituída por um conjunto de documentos relacionados com a Cidade e a Universidade de Coimbra.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Esta coleção foi doada entre os anos de 1949-1951 ao AUC, pelo bibliófilo Engenheiro José Caetano Mazziotti Salema Garção.

Âmbito e conteúdo

Apontamentos manuscritos sobre a cidade de Coimbra e a Universidade de Coimbra, alvarás, cartas régias, cartas de privilégios, editais, folhetos, provisões, programas, recortes de jornais, apontamentos, entre outros.

Sistema de organização

A coleção está organizada em quatro secções, a saber: Parte do arquivo da família Soveral; Documentos relativos a Coimbra; Documentos relativos à Universidade de Coimbra e Miscelânea de documentos.Dentro de cada uma das Secções os documentos estão ordenados cronologicamente.

Instrumentos de pesquisa

Catálogo.

Notas de publicação

Referência bibliográficaCASTRO, Maria João Padez de e Ludovina Capelo (1994) - Catálogo da Coleção Salema Garção. In Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, vol. XIII-XIV. (1993-1994).CASTRO, Maria João (1999) - Guia das Coleções particulares do A.U.C. In Boletim de arquivo da Universidade de Coimbra. Vol. XIX-XX. (1999-2000)ALMEIDA, Manuel Lopes de; CRUZ, Lígia (1982) - Correspondência Diplomática de Francisco Ferreira Rebelo: Londres 1655-1657. Coimbra.

Data de publicação

13/05/2021 06:52:47