Juízo de Paz de Ceira, de Coimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Juízo de Paz de Ceira, de Coimbra

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/JUD/JPCC

Tipo de título

Formal

Título

Juízo de Paz de Ceira, de Coimbra

Datas de produção

1834  a  1842 

Dimensão e suporte

3 liv.; papel

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

O Juízo de Paz da freguesia de Ceira, concelho de Coimbra, foi criado na sequência do Decreto n.º 24, de 16 de maio de 1832 que estabeleceu a divisão judicial do país em círculos judiciais e estes, por sua vez, em comarcas e julgados. Aos juízes de paz ficava então atribuída a intercedência conciliadora, para evitar que certas questões seguissem para os juízes ordinários. A competência dos juízes de paz foi sendo alargada a outras questões, de acordo com a diversa legislação que foi sendo publicada, a par das reformas judiciais. Refira-se alguma da legislação que foi alterando ou alargando as competências dos juízos de paz: Decreto de 21 de maio de 1841, Lei de 16 de junho de 1855, Carta de Lei de 27 de junho de 1867, Decreto de 21 de novembro de 1894, etc. Foi também designado por Julgado de Paz da freguesia de Ceira de Coimbra. Apesar de ainda hoje vigorarem os juízos de paz, já não vigora o juízo de paz de Ceira, desconhecendo-se a sua actividade depois de 1842, data do último livro de autos de conciliações identificado.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

A documentação ingressou no AUC em 10 de Dezembro de 1997, juntamente com a documentação do Juízo de Paz da Sé Nova de Coimbra

Âmbito e conteúdo

Inclui livros de registo de autos de conciliações (1834-1942), onde ficaram também registadas notas de não conciliação e de revelia, por falta de comparência de partes desavindas, notificadas para audiência de conciliação. Retrata a actividade de diversos juízes de paz, entre os quais podemos cita, entre outros, António Joaquim Nogueira, Sebastião Fortunato de Carvalho, José Ribeiro Negrão, António Gomes de Macedo, para conciliar pessoas residentes na freguesia de Ceira, que entre si litigavam por questões de demarcação de propriedades, colheita indevida de cereais, pagamento de dívidas, empréstimo de dinheiro, etc.

Sistema de organização

Ordenação cronológica.

Características físicas e requisitos técnicos

Manchas de humidade e rasgões que prejudicam a leitura.

Instrumentos de pesquisa

Inventário

Data de publicação

13/05/2021 07:21:54