Casa e Ducado de Aveiro

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Casa e Ducado de Aveiro

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/PFM/CDA

Tipo de título

Formal

Título

Casa e Ducado de Aveiro

Datas de produção

1221  a  1797 

Datas de acumulação

1547 - 1759

Dimensão e suporte

33 u. i. (1 cx., 32 liv.); papel.

Extensões

32 Livros
1 Caixa

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Foi primeiro duque de Aveiro D. João de Lencastre, filho de D. Jorge de Lencastre, duque de Coimbra, Mestre da Ordem de Santiago e de Avis, a quem D. Manuel I confirmou a posse de todos os bens herdados de seu pai em Coimbra, Aveiro e Torres Novas e determinou que se transmitissem ao primogénito, instituindo assim o Morgado da casa de Aveiro, um dos mais ricos em bens, direitos e honrarias de Portugal. O título de Duque de Aveiro foi-lhe instituído por mercê de D. João III, em 1547.Seguem-se-lhe no ducado, o segundo duque, D. Jorge de Lencastre, que morre em Alcácer Quibir ao lado de D. Sebastião; o terceiro duque foi D. Álvaro de Lencastre; o quarto duque D. Raimundo de Lencastre; o quinto duque D. Pedro de Lencastre; o sexto a duquesa D. Maria de Lencastre; o sétimo duque D. Gabriel de Lencastre e o oitavo duque D. José de Mascarenhas e Lencastre que foi aluno do colégio de S. Pedro da Universidade de Coimbra, e foi acusado de conspirar contra D. José I e condenado, resultando daí terem-lhe sido retirados todos os seus títulos e todos os seus bens confiscados. Foi então o ducado extinto por ordem de D. José por sentença judicial de 1759.

Âmbito e conteúdo

O fundo é constituído na sua totalidade por tombos de propriedades situadas no distrito de Aveiro, e nos concelhos de Coimbra, de Montemor-o-Velho e de Santarém.Os tombos da cidade de Aveiro contêm autos de demarcação, divisão, medição de foros na cidade de Aveiro, determinando a sua localização pelas ruas de Aveiro e de outros prazos nos seus limites. Dois tombos das Marinhas de Sal de Aveiro, que contêm autos de demarcação, divisão, medição de marinhas em Aveiro e seu termo; e traslados de documentos comprovativos da posse destes bens.Os tombos dos concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Santarém contêm na sua maioria autos de reconhecimento, medição, divisão e demarcação de terras, traslados de privilégios, alvarás, entre outros.

Sistema de organização

A documentação está classificada numa única série que se intitula: Propriedades da Casa de Aveiro, a qual está ordenada alfabeticamente, pelos nomes das localidades e dentro destas cronologicamente.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Catálogo.

Notas de publicação

Referência bibliográficaCAPELO, Ludovina Cartaxo (2007) - Casa e Ducado de Aveiro. In Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra. Vol. XXIII e XXIV. (2003-2004; 2005-2007).

Data de publicação

13/05/2021 10:30:29