Colégio de São João Evangelista de Coimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Colégio de São João Evangelista de Coimbra

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC /MC/CSJECBR

Tipo de título

Controlado

Título

Colégio de São João Evangelista de Coimbra

Datas de produção

1522  a  1834 

Datas de acumulação

1548 - 1834

Dimensão e suporte

7 u. i. (1 cx., 6 liv.); papel.

Extensões

1 Caixa
6 Livros

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

O colégio de S. João Evangelista de Coimbra, também designado Colégio dos Loios, foi fundado no ano de 1548 em casas que pertenciam ao Hospital Real de Nossa Senhora da Conceição que ficavam situadas na Praça de S. Bartolomeu.Inicialmente estes cónegos foram chamados pelo rei D. João III para administrarem o Hospital Real de Nossa Senhora da Conceição, que havia sido fundado em 1502, por D. Manuel I.Ao longo dos anos os cónegos foram reunindo doações e rendas com a finalidade de comprar um espaço para um novo edifício, perto da Universidade. Tal aconteceu, no ano de 1597, quando adquiriram umas casas perto do castelo para onde se mudaram.A 6 de maio de 1631 foi benzida a primeira pedra do seu edifício, que ficava situado no Campo da Feira, tendo assistido ao ato, entre outros, o reitor e lentes da Universidade de Coimbra.Em 1638 dão-se por terminadas as obras com a colocação da imagem do seu patrono, S. João Evangelista, na fachada principal do edifício do Colégio.No âmbito da "Reforma geral eclesiástica" de 1834, empreendida pelo ministro e secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, pelo Decreto de 30 de maio, foram extintos todos os colégios e a 9 de junho do mesmo ano foi feito o inventário e os seus bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Âmbito e conteúdo

A documentação deste fundo é relativa, em grande parte, à gestão financeira e patrimonial deste colégio.Os documentos são, na sua maioria, títulos de propriedades, privilégios, dotes, alvarás, e outros relacionados com a administração de pessoas e bens.

Sistema de organização

A documentação que se encontrava instalada em maços foi objeto de intervenção não só de análise de conteúdo, mas também do seu acondicionamento físico, a documentação foi sumariada e colocada em pastas.Toda a documentação foi identificada e está ordenada cronologicamente.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário - CAPELO, Ludovina Cartaxo (2010) - Colégio de S. João Evangelista de Coimbra. Disponível em: http://www.uc.pt/auc/fundos/ficheiros/COL_SaoJoaoEvangelistaCoimbra.pdf.

Unidades de descrição relacionadas

Completiva: Colégio de São João Evangelista de Coimbra (F). Código: PT/TT/CSJEC. Descrição em linha, disponível em: http://digitarq.arquivos.pt/details?id=1380010.

Notas de publicação

Referência bibliográficaCAPELO, Ludovina Cartaxo (2010) - Colégio de S. João Evangelista de Coimbra.

Notas

Após a extinção o edifício do Colégio passou para a posse da Universidade e no ano de 1848 para a posse do Estado, passando aí a funcionar o Governo Civil, a Junta da Província da Beira Litoral, a Direção de Finanças e a Polícia de Segurança Pública. A deflagração de um incêndio neste edifício, a 18 de novembro de 1943, leva a que os diversos serviços públicos que ali funcionavam começassem, dois dias depois, a ser transferidos.A 24 de novembro do mesmo ano, o Diário de Coimbra, noticiava a futura demolição do edifício onde funcionara o Governo Civil.

Data de publicação

14/05/2021 17:11:26