Colégio de Santa Rita de Coimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Colégio de Santa Rita de Coimbra

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/MC/CSRCBR

Tipo de título

Formal

Título

Colégio de Santa Rita de Coimbra

Datas de produção

1567  a  1859 

Datas de acumulação

1750 - 1834

Dimensão e suporte

7 u. i. (4 cx., 3 liv.); papel.

Extensões

3 Livros
4 Caixas

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

Os religiosos da Real Congregação dos Agostinhos Descalços, designados pelo povo por "Grilos", obtiveram autorização, por Alvará de 5 de fevereiro de 1750, para fazerem um colégio nas casas que tinham no Bairro da Pedreira, na rua da Ilha, na escarpa ocidental do monte onde assenta a Universidade. Em 9 de maio desse mesmo ano, D. João V, por provisão, concedia “mercê aos religiosos Agostinhos Descalços da congregação de Portugal de incorporar na Universidade o Colégio que intentam fundar na dita cidade de Coimbra, com o título de Santa Rita”, por se localizar nas imediações da pequena igreja de evocação a Santa Rita de Cácia.As obras de construção iniciaram-se em 1755 e os religiosos da Ordem continuaram a comprar casas em redor do Colégio.Em 1785, embora os colegiais já ai habitassem, as obras ainda não tinham terminado. E, nesse mesmo ano, a provisão do Desembargo do Paço de 3 de setembro, concedia-lhes a faculdade de adquirirem e consolidarem o domínio útil e direto das propriedades adquiridas para a instalação da sua igreja.No âmbito da "Reforma geral eclesiástica" de 1834, empreendida pelo ministro e secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, pelo Decreto de 30 de maio, foram extintos todos os colégios, e os seus bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Âmbito e conteúdo

A documentação deste fundo é, maioritariamente, relativa à gestão financeira e patrimonial do Colégio.O quadro de classificação é constituído pelas seguintes séries: Aforamento/Emprazamentos; Cartas Citatórias/ Executórias; Correspondência; Demandas / Litígios; Contratos de Dívida/Empréstimo; Embargos; Escrituras de Compra/Venda; Inventários (dos livros da Livraria deste Colégio de Santa Rita dos Agostinhos Descalços de Coimbra, com Índice alfabético dos livros, do ano de 1767; Procurações e Sentenças.

Sistema de organização

O fundo foi classificado em séries, ordenadas alfabeticamente e, por sua vez, os documentos de cada série encontram-se ordenados cronologicamente dentro de cada série.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário: CAPELO, Ludovina Cartaxo (2010) - Colégio de Santa Rita dos Agostinhos Descalços de Coimbra. Em linha, disponível em: http://www.uc.pt/auc/fundos/ficheiros/COL_SantaRitaCoimbra.pdf

Unidades de descrição relacionadas

Genérica:DGLAB - Inventário de extinção do Colégio de Santa Rita de Coimbra (DC). Código de referência:PT/TT/MF-DGFP/E/001/00120

Notas de publicação

Referência bibliográficaLudovina Cartaxo (2010) - Colégio de Santa Rita dos Agostinhos Descalços de Coimbra.VASCONCELOS, António de — Escritos Vários. Reed. Manuel Augusto Rodrigues. Coimbra: A. U. C., 1987. Vol. I.

Data de publicação

13/05/2021 08:21:22