Available actions

Reader available actions

Share
 

Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra

Description details

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/AUC /MC/CNSGC

Title type

Controlado

Date range

1112 Date is certain to 1835 Date is certain

Accumulation dates

1543 - 1834

Dimension and support

10 u. i. (9 cx., 1 liv.); papel.

Extents

9 Caixas
1 Livros

Holding entity

Arquivo da Universidade de Coimbra

Biography or history

O Colégio, fundado por D. João III, em 1543, era masculino e pertencia à Ordem dos Eremitas Calçados de Santo Agostinho. Foi dotado pelo monarca e concluído em 1548, sendo confiado ao reformador Frei Luís de Montoya que assegurou o seu governo nos primeiros anos de atividade.

O citado rei, por carta de Lei de 12 de outubro de 1549, incorpora o colégio na Universidade de Coimbra, concedendo-lhe os mesmos direitos, liberdades e privilégios ao reitor, colegiais e pessoas que serviam o colégio. E os benefícios sucederam-se sob forma de isenção de impostos entre outros.

O colégio formou colegiais muito distintos que seguiram a corrente teológica e filosófica de Santo Agostinho, alguns dos quais viriam a ser reitores da Universidade de Coimbra.

No âmbito da "Reforma geral eclesiástica" de 1834, empreendida pelo ministro e secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, pelo Decreto de 30 de maio, foram extintos todos os colégios, e os seus bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Acquisition information

A documentação foi incorporada no AUC em 1936, proveniênte do Arquivo dos Próprios Nacionais.

Scope and content

Tem alguns documentos de confirmação de direitos e privilégios mas, essencialmente, de gestão patrimonial e financeira do colégio, distribuídos pelas seguintes séries: alvarás, atas, autos, cartas de lei, escrituras de escambo, de venda e de troca, licenças, mandatos, procurações, provisões, recibos, reconhecimentos, requerimentos, tombos, entre outros.

Neste fundo existem certidões (s. d.), requeridas pelo reitor do Colégio, relativas a bens que outrora pertenceram a várias instituições e cujos bens foram aqui incorporados, nomeadamente: do Mosteiro e couto de São Pedro de Cete e de capelas de diversas localidades, bem como privilégios e mercês conferidas, cujos originais foram redigidos entre 1112 a 1577.

Arrangement

Na impossibilidade de reconstituir a ordem original da entidade produtora, o acervo foi classificado em rúbricas: administração, contabilidade, justiça, religião, culto e fundações piedosas, entre outras, estando subdivididas em séries documentais que, por seu turno, se encontram ordenadas cronologicamente.

Language of the material

Português

Other finding aid

Inventário, catálogo e índice.

Related material

Completiva:

PT, ADB, Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra (F). Código de referência: PT/UM-ADB/MON/CNSGC;

PT, DGLAB, Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra (F).

PT, Biblioteca Pública de Évora, Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra (F). Descrição disponível em:

http://fundis.cidehus.uevora.pt/fundo/214/Colegio_de_Nossa_Senhora_da_Graca_de_Coimbra.

Genérica:

PT, DGLAB, Ministério das finanças (F), Inventário de extinção do Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra (DC).

Publication notes

FERREIRA, Georgina Maria – “Catálogo do cartório do colégio de Nossa Senhora da Graça”. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra. AUC. Coimbra: Atlântida editora. 1976. Vol. II, p. 101 a 260; VASCONCELOS, António de – Escritos Vários. Reedição preparada por Manuel Augusto Rodrigues. Coimbra: Arquivo da Universidade, vol. 1, 1987.