Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC /MC/CNSGC

Tipo de título

Controlado

Título

Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra

Datas de produção

1112  a  1835 

Datas de acumulação

1543 - 1834

Dimensão e suporte

10 u. i. (9 cx., 1 liv.); papel.

Extensões

9 Caixas
1 Livro

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

O Colégio, fundado por D. João III, em 1543, era masculino e pertencia à Ordem dos Eremitas Calçados de Santo Agostinho. Foi dotado pelo monarca e concluído em 1548, sendo confiado ao reformador Frei Luís de Montoya que assegurou o seu governo nos primeiros anos de atividade.O citado rei, por carta de Lei de 12 de outubro de 1549, incorpora o colégio na Universidade de Coimbra, concedendo-lhe os mesmos direitos, liberdades e privilégios ao reitor, colegiais e pessoas que serviam o colégio. E os benefícios sucederam-se sob forma de isenção de impostos entre outros.O colégio formou colegiais muito distintos que seguiram a corrente teológica e filosófica de Santo Agostinho, alguns dos quais viriam a ser reitores da Universidade de Coimbra. No âmbito da "Reforma geral eclesiástica" de 1834, empreendida pelo ministro e secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, pelo Decreto de 30 de maio, foram extintos todos os colégios, e os seus bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

A documentação foi incorporada no AUC em 1936, proveniênte do Arquivo dos Próprios Nacionais.

Âmbito e conteúdo

Tem alguns documentos de confirmação de direitos e privilégios mas, essencialmente, de gestão patrimonial e financeira do colégio, distribuídos pelas seguintes séries: alvarás, atas, autos, cartas de lei, escrituras de escambo, de venda e de troca, licenças, mandatos, procurações, provisões, recibos, reconhecimentos, requerimentos, tombos, entre outros.Neste fundo existem certidões (s. d.), requeridas pelo reitor do Colégio, relativas a bens que outrora pertenceram a várias instituições e cujos bens foram aqui incorporados, nomeadamente: do Mosteiro e couto de São Pedro de Cete e de capelas de diversas localidades, bem como privilégios e mercês conferidas, cujos originais foram redigidos entre 1112 a 1577.

Sistema de organização

Na impossibilidade de reconstituir a ordem original da entidade produtora, o acervo foi classificado em rúbricas: administração, contabilidade, justiça, religião, culto e fundações piedosas, entre outras, estando subdivididas em séries documentais que, por seu turno, se encontram ordenadas cronologicamente.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário, catálogo e índice.

Unidades de descrição relacionadas

Completiva: PT, ADB, Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra (F). Código de referência: PT/UM-ADB/MON/CNSGC;PT, DGLAB, Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra (F). PT, Biblioteca Pública de Évora, Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra (F). Descrição disponível em: http://fundis.cidehus.uevora.pt/fundo/214/Colegio_de_Nossa_Senhora_da_Graca_de_Coimbra.Genérica: PT, DGLAB, Ministério das finanças (F), Inventário de extinção do Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra (DC).

Notas de publicação

Referência bibliográficaFERREIRA, Georgina Maria – “Catálogo do cartório do colégio de Nossa Senhora da Graça”. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra. AUC. Coimbra: Atlântida editora. 1976. Vol. II, p. 101 a 260;VASCONCELOS, António de – Escritos Vários. Reedição preparada por Manuel Augusto Rodrigues. Coimbra: Arquivo da Universidade, vol. 1, 1987.

Data de publicação

14/05/2021 15:18:18