Universidade de Évora

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Universidade de Évora

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/ELU/UEVORA

Tipo de título

Controlado

Título

Universidade de Évora

Datas de produção

1288  a  1837 

Datas de acumulação

1559-1759

Dimensão e suporte

111 u. i. (54 cx., 57 liv.); pergaminho e papel.

Extensões

54 Caixas
57 Livros

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

A Universidade de Évora foi fundada em 1559 pelo Cardeal D. Henrique e extinta, no ano de 1759, por Marquês de Pombal.Embora a vontade de criar uma Universidade no Alentejo tenha vindo já do tempo de D. Manuel I, foi o Cardeal D. Henrique, a quem preocupava a falta de membros do clero bem preparados para ensinar a doutrina às gentes do Alentejo e do Algarve, que levou a cabo tal empresa.Sendo arcebispo de Évora resolveu fundar um colégio de clérigos e jesuítas e dar-lhe as rendas necessárias para a sua sobrevivência.De Coimbra e de Lisboa foram alguns religiosos, que chegaram a Évora em 5 de outubro de 1551, e foi este grupo que deu origem à nova Instituição, que veio a ser conhecida pelo nome de Colégio do Espírito Santo e Universidade de Évora.Na presença do Cardeal, em 1553, o colégio foi inaugurado; criam-se três classes de Humanidades, onde se lecionou grego e latim e uma de Casos de Consciência, para formação de clérigos. O número de alunos cresceu com a fama do colégio, e quis então D. Henrique elevá-lo à categoria de Universidade. Para isso, tentou obter autorização Papal, justificando-se com a grande distância a que Coimbra ficava, bem como a falta de teólogos e pessoas bem preparadas que pudessem ensinar a palavra de Deus. O Papa Paulo IV, através da Bula de Erecçam da Vniversidade. Anno 1558 autorizou a criação de uma Universidade em Évora sob a direção e administração da Companhia de Jesus; e a Bula Cum a Nobis, de abril de 1559, instituiu a nova Universidade. Inaugurada oficialmente em 1 de novembro de 1559, o Bispo de Targa, em representação do cardeal D. Henrique, tomou posse da nova Universidade e entregou-a à Companhia de Jesus.Após a extinção da Companhia de Jesus e o encerramento da Universidade de Évora os bens e os diversos cartórios que possuía (colégios, casas, igrejas e mosteiros) foram entregues à Universidade de Coimbra, por Carta de Doação Régia de D. José I, datada de 4 de julho de 1774.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação feita por carta Régia de D. José I, datada de 4 de julho de 1774.

Âmbito e conteúdo

A documentação reflete a estrutura orgânica e sobretudo funcional e os momentos históricos que a marcaram, mostrando a sua evolução e a sua inserção na cidade de Évora e na região, e a projeção que viria a ter não só no país e nas províncias ultramarinas mas também no mundo.A documentação deste fundo diz, essencialmente, respeito à gestão académica, administrativa e patrimonial dos bens, de que se destacam os documentos relacionados com constituição e regulamentação: como os estatutos, alvarás, bulas, breves, privilégios e provisões e na gestão académica dos alunos: os livros de matrículas, de exames de atos e graus, informações de legitimidade de alunos, etc.Fazem ainda parte do fundo vários processos cíveis, nomeadamente: demandas e sentenças, a par de escrituras de emprazamento, correspondência e outros títulos.Neste fundo estão, ainda, descritos como subfundos, os arquivos das seguintes Instituições vinculadas: Colégio da Madre de Deus de Évora (1500 / 1837), Igreja de São João de Montemor-o-Novo e Prebenda da Vera Cruz (1379 / 1739), Mosteiro de São Jorge de Milreus de Coimbra (1148 /1781), Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa (1346 / 1772).

Sistema de organização

O fundo foi classificado em secções e estas em séries, ordenadas alfabeticamente e, por sua vez, os documentos encontram-se ordenados cronologicamente dentro de cada série.Foi elaborado um quadro de classificação, com as seguintes secções: Constituição e Regulamentação; Gestão Académica; Gestão Financeira; Gestão da Informação e Documentação; Gestão Patrimonial; Gestão de Pessoal; Justiça / Contencioso.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário: Inventário: CAPELO, Ludovina Cartaxo - Inventário do Fundo documental da Universidade de Évora. Évora, Universidade de Évora, 2010; Catálogo: PEREIRA, G. Catalogo dos pergaminhos do cartório da Universidade de Coimbra, 1881.

Existência e localização de cópias

No site da Biblioteca Geral da Universidade de Évora, acessível em: https://www.bib.uevora.pt/Arquivo/Fundos-Colecoes/fundo_documental_univ_evora_no_arquivo_univ_c(...) está disponível o “Fundo Documental da Universidade de Évora no Arquivo da Universidade de Coimbra” referente à antiga Universidade Jesuítica (1559-1759).Este fundo inclui ainda o arquivo das instituições vinculadas à Universidade de Évora, a saber: Colégio da Madre de Deus, Igreja de S. João e Prebenda de Vera Cruz, Mosteiro de S. Jorge de Coimbra e Mosteiro de Paço de Sousa e abrangem as datas limites de 1288 a 1837.O fundo é constituído por 110 Unidades de Instalação, repartidas por 57 livros, 54 caixas e 1650 pastas, que ocupam, em depósito, 15 metros lineares; papel e pergaminho e 61 pergaminhos incluídos numa seção designada por Coleção de Pergaminhos do AUC.ACESSO AOS CONTEÚDOSOs conteúdos deste fundo estão disponíveis em formato digital no arquivo digital da Biblioteca Geral, no link https://bib-nas-web.uevora.pt/arquivo_historico/UEVORA"

Notas de publicação

Referência bibliográficaCAPELO, Ludovina Cartaxo (2010) - ”Inventário do Fundo documental da Universidade de Évora”. Évora, Universidade de Évora.

Data de publicação

13/05/2021 08:21:41