Plano de classificação

Assembleia Distrital de Coimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Assembleia Distrital de Coimbra

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/ACD/ADC

Tipo de título

Formal

Título

Assembleia Distrital de Coimbra

Datas de produção

1836  a  1979 

Dimensão e suporte

612 u.i. (21 cap., 103 cx., 444 liv., 44 pt.); papel.

Extensões

21 Capilhas
103 Caixas
444 Livros
44 Pastas

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

As Assembleias Distritais sucederam às Juntas Gerais do Distrito, que foram instituídas no primeiro código administrativo de 1836.As assembleias distritais são órgãos de âmbito distrital com funções deliberativas e consultivas. Ao conselho consultivo preside o governador civil e dele fazem parte o presidente da câmara e dois membros da assembleia municipal. Não é nosso intuito determo-nos em considerações sobre a evolução jurídica, importância política ou histórica de que genericamente se revestiram as Juntas Gerais, Comissões, Juntas Provinciais e Distritais, criadas na sequência dos sucessivos esforços de (re)organização administrativa do território e que se sucederam até à designação última de Assembleia Distrital. Queremos salientar o papel social e assistencial que especificamente estes órgãos tiveram, ora na Província da Beira Litoral ora no Distrito de Coimbra, destacando nomes de pessoas e locais que fizeram história nestes limites político-administrativos.A Obra Antituberculosa de Coimbra nasceu de um plano gerado pela Junta-Geral do Distrito de Coimbra, continuado pela Junta de Província da Beira Litoral a que presidiu o Prof. Doutor Bissaya Barreto.Esta importante Obra concebeu e pôs em execução um vasto programa de assistência de apoio e proteção à criança, combate à tuberculose, proteção à grávida, através de ações de higiene e profilaxia social paralelas, de educação, etc., implementadas num largo número de instituições (Casas da Criança, Dispensários, Preventórios, Asilos, Colónias, Casas de Educação e Trabalho, Escolas Profissionais, etc.).Unidos por um objetivo comum foram criados organismos de assistência de apoio aos vários escalões etários protegidos, e cuja produção documental constitui parte importante do arquivo da "Assembleia Distrital".

Âmbito e conteúdo

Contêm Atas; Contas Correntes; Correspondência Recebida/Expedida; Inventários de Bens; Livro de Honra do Portugal dos Pequenitos; Livro de Registo da Administração dos Expostos; Processos de Admissão e Movimento de Internados em diversas Instituições; Processos de Obras; Ordens de Serviço; Planos Anuais de Atividades; Processos Relativos à Administração dos Vários Estabelecimentos de Assistência; Receitas e Despesas; Registo de Alvarás e Diplomas Expedidos; Registo de Autos de Arrematação; Registo de Consultas e Pareceres; Registo de Correspondência Expedida e Recebida; Registo de Escrituras; Registo de Mapas; Registo de Processos de Aquisição de Bens; entre outros.

Sistema de organização

A documentação foi objeto de intervenção, não só de análise de conteúdo, mas também do seu acondicionamento físicoNo inventário optou-se por um critério de ordenação alfabética das 59 séries, respeitando-se dentro de cada série a identificação e evolução legal e administrativa dos diferentes órgãos responsáveis pela produção documental. O inventário tem como unidade básica de descrição a série (SR) e, sempre que existentes, suas subséries (SSR).

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário.

Unidades de descrição relacionadas

Completiva e genérica: Arquivo da Fundação Bissaya Barreto

Notas de publicação

Referência bibliográficaCAPELO, Ludovina Cartaxo e HENRIQUES, Isabel Maria (1999-2000) – “Inventário do arquivo da Assembleia Distrital de Coimbra”. In Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, Vol. XIX-XX, (1999/2000). P. 241 a 307.

Notas

Lista dos estabelecimentos de Assistência "Obra Antituberculosa de Coimbra":Sanatórios (Hosp. Sanatório de Celas (mulheres e crianças) e Hosp. Sanatório da Colónia Portuguesa do Brasil (homens).Preventórios: (de Penacova e "Ar Alto" (Macieira de Cambra)).Obra de Proteção à Grávida e Defesa da Criança: (Maternidade do Ninho, Roupa do Pequenito, Ninho dos Pequenitos em Santa Clara - Coimbra), Parque Infantil "Dr. Oliveira Salazar" (Coimbra), Jardim de Infância "D. Maria do Resgate Salazar" (Luso), Casa da Criança Rainha Santa Isabel (Santa Clara - Coimbra), Casa da Criança "D. Elsa de Sotto Mayor" (Condeixa-a-Nova), Casa da Criança "D. Joana do Avelar" (Loreto - Coimbra), Casa da Criança "D. Filipa de Vilhena" (Olivais - Coimbra), Casa da Criança "Infanta D. Maria" (Figueira da Foz), Casa da Criança de Vila Nova de Ourém, Casa da Criança "Viscondessa de Salreu" (Salreu), Casa da Criança "Rainha D. Leonor" (Castanheira de Pera), Casa de Educação e Trabalho "D. Helena de Quadros" (Sever do Vouga), Casa de Educação e Trabalho "D. Maria do Patrocínio e Costa" (Monte Redondo), Casa da Criança "D. Maria do Resgate Salazar" (Luso), Casa da Criança "D. Joaquina Barreto Rosa" (Arganil), Casa da Criança da Mealhada, Casa da Criança de Mira, Casa da Criança "Deuladeu Martins" (Águeda), Casa da Criança de Alvaiázere, Casa da Criançsa de Albergaria-a-Velha, Casa da Criança de Figueiró dos Vinhos, Casa da Criança de Pombal, Obra de Grancher e Escola Profissional de Agricultura de Semide.Dispensários: (Dispensário Central Antituberculoso de Coimbra (Pátio da Inquisição) — Arganil — Cantanhede — Lousã — Montemor-o-Velho — Penacova — Condeixa — Góis — Poiares — Penela.Colónias: (Colónia de Férias de Meia Altitude "Ar e Sol" , (Vila Pouca da Beira - Oliveira do Hospital), Colónia Balnear "Doutor Oliveira Salazar" (Gala - Figueira da Foz).Asilos: (Asilo Distrital de Leiria (secção de Idosos / secção de Menores), Asilo Escola Distrital de Aveiro, Asilo de Cegos e Aleijados de Semide (Idosos).Obra de Higiene e Profilaxia Social: (Dispensário de Profilaxia e Tratamento de Doenças Venéreas (Coimbra).Fundação Bissaya Barreto (constituída a 26 de novembro de 1958)- Casa da Criança "D. Maria da Natividade Filipe" (Coja)- Casa da Criança "Rainha D. Leonor" (Castanheira de Pera)- Fundação Bissaya Barreto.

Data de publicação

13/05/2021 08:22:32